Ceifada, desfolhada e malhada

0
260

A programação Na Rota das Colheitas está de volta no concelho de Vila Verde, para um fim-de-semana intenso de atividades de animação popular e recriações das tradições do mundo rural. O programa arranca na tarde deste sábado, em Oriz S. Miguel e em Escariz S. Mamede, com desfolhada, feira de produtos locais, ornamentação de altares religiosos e gastronomia regional.

A ceifa de milho no campo abre o programa de Oriz S. Miguel, desafiando depois para a desfolhada e a malhada de milho, que decorrerão no Largo Avelino Meireles da Silva (junto à escola primária), ao som de concertinas.

A iniciativa – organizada pela Associação Cultural, Recreativa e Desportiva de Oriz S. Miguel e com o apoio da União de Freguesias e com a Associação de Freguesias do Vale do Homem – culmina com Festival da Broa de Milho, da confeção à degustação.

Na tarde deste sábado arranca também mais uma edição de “Sabores da Terra”, em Escariz S. Mamede, para um fim de semana repleto de animação musical, gastronomia regional, artesanato e produtos locais. A ornamentação da igreja paroquial com produtos das colheitas é um dos eventos mais marcantes da programação.

A abertura da igreja está agendada para as 14h00. Em funcionamento durante o fim de semana estará também a tradicional tasquinha de petiscos regionais, com pataniscas, broa e bolo caseiro, orelha, rojões, chouriço caseiro, moelas, doces caseiros, caldo verde e o vinho novo. No domingo haverá Pica-No-Chão.

O XXV Encontro de Tocadores de Concertinas, durante a tarde, é outro dos momentos altos do programa da festa em Escariz S. Mamede, que tem a celebração da missa dominical em Ação de Graças pelas Colheitas marcada para as 09h00. A organização está a cargo da União de Freguesias de Escariz S. Mamede e Escariz S. Martinho, com a colaboração do Conselho Económico Paroquial.