Valença acolheu a Cruz Peregrina e o Ícone Mariano

0
364

VALENÇA ACOLHEU OS SÍMBOLOS DAS JORNADAS MUNDIAIS DA JUVENTUDE

A Cruz Peregrina e o Ícone Mariano estiveram em Valença entre 9 e 11 de janeiro, a promover as Jornadas Mundiais da Juventude que vão decorrer, em Portugal, entre 1 e 6 de agosto. A peregrinação da Cruz Peregrina e do ícone de Nossa Senhora começou na Capela de S. Bento, em Cerdal e ao longo de três dias percorreu escolas, instituições de solidariedade social, igrejas, capelas, ruas e locais emblemáticos de Valença.

O ato institucional decorreu, no dia 11 de janeiro, junto à Ponte Internacional Centenária onde os símbolos ficaram em exposição. Este ato final contou com a presença de Sacerdotes do Arciprestado de Valença, do Presidente da Câmara Municipal de Valença e do Alcalde de Tui, Capitão da GNR, Comandante dos Bombeiros Voluntários de Valença, o Cura da cidade de Tui, bem como os responsáveis distritais das Jornadas Mundiais da Juventude.

O Presidente da Câmara Municipal de Valença, José Manuel Carpinteira, salientou a importância destes símbolos para a promoção das jornadas e do espírito da solidariedade, da fraternidade e paz entre os povos.

No ato intervieram, também, as demais autoridades presentes que salientaram a importância simbólica de realizar o este evento final junto à antiga fronteira, num tempo em que tanto se busca a paz, a comunicação entre os povos e o esbater de fronteiras.

Os símbolos estão a percorrer os dez Arciprestados do Alto Minho entre dezembro e janeiro. Depois de Valença prosseguem para Monção nos dias 12, 13 e 14; nos dias 15 e 16 estarão em Melgaço; nos dias 17, 18 e 19 em Arcos de Valdevez; nos dias 20 e 21 em Ponte da Barca; entre os dias 22 e 25 em Ponte de Lima; e de 26 a 29 em Viana do Castelo.

Os interessados em participar nas Jornadas Mundiais da Juventude podem-se inscrever no site: https://register.wyd-reg.org/Welcome/?lang=pt e integrar o grupos de jovens valencianos, contactando a paróquia da sua àrea de residência.