Couto Viana homenageado no centenário do seu nascimento

0
424

A Câmara Municipal de Viana do Castelo vai assinalar os 100 anos do nascimento de António Manuel Couto Viana, um poeta vianense, com a inauguração de uma placa de homenagem e com uma conferência.

As comemorações ocorrerão na próxima terça-feira, 24 de janeiro, na Praça da República, pelas 17h30, com a aposição da lápide comemorativa na casa onde nasceu o dramaturgo e prosseguirão para a sala couto viana da Biblioteca Municipal, pelas 18h00, com uma conferência presidida por Artur Anselmo, presidente da Academia das Ciências de Lisboa. Durante a conferência será ainda recitada poesia de António Viana pelos alunos do concelho, seguindo-se as intervenções do presidente da Câmara Municipal de Viana e do vereador da cultura.

Poeta, dramaturgo, contista, ensaísta, memorialista, tradutor, encenador, ator, gastrólogo e autor de livros para crianças, António Viana nasceu em Viana a 24 de janeiro de 1923, sendo o mais novo de três irmãos, e morreu em Lisboa a 8 de junho de 2010.

O poeta cresceu e viveu ligado às artes e às letras, tendo publicado meia centena de livros de poesia e cerca de oitenta títulos de outros géneros literários, com relevo para os livros de ensaios e memórias. Durante a infância e juventude viveu muito ligado ao Teatro Sá de Miranda, em Viana e, aos 15 anos, escreveu uma revista à portuguesa sobre a vida escolar e a vida citadina que levou à cena neste teatro entusiasmado pelos seus professores.

O Município de Viana do Castelo atribui-lhe a Medalha de Mérito Cultural e dedicou-lhe, a si e à sua família, uma sala na nova Biblioteca Municipal.