José Maria Costa inaugurou Centro para a Sustentabilidade do Mar

0
364

O secretário de Estado do Mar, José Maria Costa, inaugurou o Centro para a Sustentabilidade do Mar e Zonas Costeiras, um projeto do Município de Torres Vedras financiado pelo Mar 2020, no âmbito do Grupo de Ação Local ecoMar, com um apoio de 170 mil euros do Fundo Europeu dos Assuntos Marítimos e da Pesca (FEAMP).

O equipamento resulta da reabilitação do antigo Posto da Guarda Fiscal de Porto Novo e tem como objetivo a divulgação de conhecimento e da investigação nos domínios do mar e das zonas costeiras. Vai permitir a capacitação de estudantes, a promoção de investigação, o desenvolvimento de ações de educação-ação e incrementar a sensibilização e a educação cívica e ecológica nas áreas da conservação da biodiversidade e dos ecossistemas costeiros, bem como do património e da cultura marítima. O novo centro assenta num modelo de gestão colaborativo com a Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade Nova de Lisboa (FCT-UNL).

A cerimónia terminou com uma história do livro Ouriço-do-mar contada pelos alunos da Escola Básica e Jardim de Infância da Conquinha. Este livro, que resultou do projeto “Conhecer para preservar | Ouriço-do-mar”, teve como objetivo promover a criatividade dos alunos do concelho de Torres Vedras na área da escrita e despertar a sua curiosidade para a biodiversidade existente no Oceano.