Centro de Saúde de Valença é o primeiro do país com consultas de oftalmologia

0
524

A Unidade Local de Saúde do Alto Minho (ULSAM) deu início a um projecto piloto que vai permitir ao Centro de Saúde de Valença ser o primeiro do país a disponibilizar consultas de oftalmologia. As consultas de oftalmologia decorrem às segundas e quartas-feiras e, quinzenalmente, também às quintas-feiras. Além desta, o Centro de Saúde de Valença dispõe de mais seis consultas hospitalares de especialidade: endocrinologia, pediatria, psiquiatria, psicologia, hemoterapia e ainda psicologia do CRI (quinzenalmente). Estas consultas servem os utentes dos concelhos de Valença, Monção e Melgaço.  O Centro de Saúde de Valença dispõe, atualmente, de um corpo clínico constituído por 9 médicos e 10 enfermeiros.

“Capacitar o Centro de Saúde com novos serviços é uma boa notícia para os valencianos e região. Continuar este caminho de mais e melhores serviços de saúde em Valença é uma prioridade para o Município, por isso, saúdo a visão estratégica da administração da ULSAM, na pessoa do Dr. Franklim Ramos, pela valorização e melhoria dos serviços públicos de saúde, prestados à nossa população”, enalteceu o presidente da Câmara de Valença, José Manuel Carpinteira.

“Estes novos serviços médicos surgem na sequência do plano estratégico da ULSAM, em articulação com a Unidade de Cuidados Saúde Personalizados (UCSP) e em colaboração com Município de Valença, tendo em vista o alargamento das especialidades médicas disponibilizadas e a realização de investimentos estruturantes, nomeadamente e numa 1ª fase, a reabilitação e requalificação dos espaços, num investimentos de cerca de 600 mil euros”, explicou a autarquia, dando nota de que “há, ainda, a intenção de, numa segunda fase, avançar com a construção de um novo edifício, adjacente às atuais instalações do Centro de Saúde”.

“Com estes investimentos, nas infraestruturas do Centro de Saúde, serão criadas condições para a conquista de mais especialidades médicas acessíveis aos utentes, ambicionando, assim, a reabertura do Serviço de Atendimento Permanente (SAP). De realçar, também, que em breve será aberto ao público, também, um Balcão SNS24, na sede da Junta de Freguesia de Cerdal, espaço que facilitará o acesso dos cidadãos a diversos serviços e procedimentos administrativos e de saúde”, indicou.