Alunos do I ciclo de Cerveira fizeram rastreio visual para despistar daltonismo

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A Câmara Municipal de Vila Nova de Cerveira voltou a associar-se ao programa ColorADD – o Alfabeto das Cores e promoveu  rastreios visuais aos cerca de 80 alunos do 4º ano do 1º ciclo dos três centros escolares do concelho. O objectivo é sensibilizar a comunidade escolar para o daltonismo. 
A vereadora da Educação, Sónia Guerreiro, acompanhou as três sessões realizadas, esta quinta-feira, nos centros escolares de Cerveira, Norte e de Covas, sublinhando o caráter interventivo e interativo da iniciativa, sobretudo por “ajudar a detetar algumas dificuldades na distinção das cores ou de outro caráter, além de sensibilizar para a perceção da diferença”. Durante a entrega de um kit, composto por um conjunto de lápis de cor e uma sebenta alusivos ao ColorADD, Sónia Guerreiro ainda desafiou os alunos a “transmitirem a mensagem do ColorADD no seio familiar, explicando o daltonismo, mas também abordando a existência de uma ferramenta inovadora que ajuda a minimizar o impacto desta patologia no dia a dia”.
A atividade em contexto lúdico incidiu na pintura de desenhos com as cores corretas, usando óculos que simulam a visão daltónica e recorrendo a estojos de lápis de cor inclusivos, desenvolvidos para identificação gráfica das cores, através dos símbolos convencionados pelo código ColorADD – o Alfabeto das Cores.
Além de dar a conhecer as dificuldades diárias de um daltónico, através da vivência prática, esta ação incorpora uma mais-valia ao promover, simultaneamente, a realização de um rastreio visual, considerado crucial nesta idade de transição para o 2º ciclo.