Primeira caminhada ecológica de Covas recolheu mais de 100 quilos de lixo

0
614

 

Mais de 50 pessoas participaram na primeira edição da caminhada ecológica de Covas, em Vila Nova de Cerveira, e recolheram mais de 100 quilos de resíduos pelas ruas da freguesia e margens do rio Coura. A actividade de plogging foi organizada pela recém-criada empresa de actividades turisticas “Covas com Pegada”. Além de covenses, os escuteiros de Campos associaram-se à caminhada e também vários voluntários da zona de Viana. Durante uma manhã, recolheram dezenas de plásticos, latas, têxteis, peças de automóvel, beatas de cigarro, entre outros resíduos. 

Segundo Orlando Brito, da organização, o balanço foi muito positivo pela adesão das pessoas à actividade. “Tivemos que dividir as pessoas em dois grupos, o que acabou por ser positivo porque conseguimos recolher mais resíduos”, afirmou, destacando a colaboração de Liliana Barreiro, presidente da Assembleia de Freguesia de Covas, na orientação de um dos grupos. “O dia esteve espetacular para a actividade e, apesar de termos recolhido muito lixo, Covas está mais limpa do que outras localidades”, assegurou Orlando Brito, realçando a importância da actividade do ponto de vista da sensibilização ambiental. 

No dia 22 de abril, está já agendada na região uma segunda actividade deste género integrada no Plogging Challenge Portugal.