Mulheres do mar partilharam “notáveis experiências de vida” 

0
503

O secretário de Estado do Mar reconheceu “as notáveis experiências de vida” que as mulheres ligadas ao mar partilharam numa conversa que contou também com a presença da vianense campeã do mundo de surf adaptado, Marta Paço. A sessão “Mulheres do Mar” decorreu na messe de Cascais, Palácio de Seixas, por iniciativa do secretário de Estado do Mar para assinalar o Dia Internacional da Mulher. 

José Maria Costa disse que também é contra a existência de quotas para mulheres, mas admitiu que se não existissem, haveria problemas de representação. O governante partilhou ainda a sua experiência de vida ligada à ribeira de Viana do Castelo à sua comunidade piscatória. E destacou a pesca do bacalhau. “Os homens iam para a pesca do bacalhau e as mulheres ficavam em terra, à espera que tudo corresse bem”, referiu o anterior autarca de Viana do Castelo que realçou o trabalho que o Centro Dramático de Viana do Castelo fez com a peça representada a bordo do navio Gil Eannes, retratando a experiência das mulheres que ficavam em terra. “No Alto Minho, há uma certa presença matriarcal e nas festas e romarias há a figura das mordomas que são as mulheres que estão em idade de assumir novas responsabilidades sociais, nomeadamente na liderança e organização das festas das respectivas freguesias”, descreveu José Maria Costa. 

Marta Paço defendeu a necessidade de não rotularem as actividades como sendo  de homens ou mulheres.  “Faço surf desde 2017 e, nestes cinco anos, consegui perceber que o número de mulheres na água tem aumentado muito”, disse a campeã vianense, admtitindo que, no surf adaptado, ainda se nota mais discrepância entre homens e mulheres. “Mulheres têm tendência a fazer menos desporto e isso agrava-se com as mulheres com algum tipo de deficiência”, lamentou a surfista, defendendo “uma maior continuidade” dos projectos no desporto adaptado.