Professor do IPVC ensina a “treinar para render”

0
535
“Treinar para render” – um guia completo de metodologia do treino e estratégias complementares para os desportos coletivos. É este o título do livro coordenado por Filipe Manuel Clemente, docente do Instituto Politécnico de Viana do Castelo e diretor da unidade de investigação SPRINT-IPVC. A obra está dividida em 15 capítulos com informações, perspetivas atuais e casos práticos sobre a avaliação e o desenvolvimento das qualidades físicas a partir de métodos de treino direcionados para populações jovens e adultas.
Olivro combina os melhores métodos de treino com as melhores estratégias de recuperação e conta com participações dos docentes Ana Filipa Silva, Bruno Silva, Carla Gonçalves, César Leão e Rui Miguel Silva. Os desafios associados ao desenvolvimento do desempenho humano e atlético constituem uma preocupação permanente para os treinadores de todas as modalidades coletivas. Académicos e profissionais uniram-se, por isso, na produção deste livro, que tem como objetivo combinar a metodologia do treino com estratégias complementares associadas à recuperação e à otimização do bem-estar dos atletas.
Os treinadores e os técnicos desportivos irão ter a oportunidade de consultar 15 capítulos com informações, perspetivas atuais e casos práticos sobre a avaliação e o desenvolvimento das qualidades físicas a partir de métodos de treino direcionados para populações jovens e adultas. Estes 15 capítulos bebem informação em conhecimentos científicos e na sua aplicação prática feita por profissionais que, diariamente, se preocupam com o planeamento e a programação do treino para a melhoria do desenvolvimento de atletas.
Será ainda possível ao leitor familiarizar-se com as mais adequadas estratégias para uma nutrição correta e identificar os fatores psicológicos que suportam o rendimento. Consultar abordagens orientadas para a otimização da qualidade do sono de atletas e recuperação do esforço são outras das temáticas abordadas em “Treinar para render”.
Filipe Manuel Clemente é já autor da obra “Avaliar para treinar”, um guia prático de avaliação e controlo do treino para o treinador.