Filme sobre Monção distinguido com “óscar” do turismo

0
549
O filme “Monção Deixa Marca”, criado, realizado e produzido pelo cineasta Leonel Vieira, no âmbito da nova identidade do Município de Monção, da autoria da agência de comunicação Marka Branka, foi distinguido como o melhor filme de turismo do mundo, no Japan International Tourism Video Festival, célebre por entregar os óscares do turismo aos melhores filmes da especialidade.
 
O presidente da Câmara António Barbosa, o vereador João Oliveira e  Leonel Vieira estiveram presentes na cerimónia de atribuição dos prémios. “Foi um momento inesquecível, que representa “uma grande conquista para Monção e um motivo de enorme orgulho para todos os monçanenses”, afirmou o autarca. “Quando ouvimos o nosso nome naquele palco multicultural, com representantes de vários países e continentes, não contivemos a alegria. Foi uma emoção muito grande que, desde aqui, partilho com todos os monçanenses”, frisou.
 
Convicto das repercussões positivas deste prémio, António Barbosa acrescentou: “Esta distinção é o reconhecimento internacional da nossa gente, da nossa história, da nossa cultura e do nosso património construído e imaterial. A sua visibilidade a nível mundial constitui uma vantagem competitiva, sem precedentes, na valorização turística do nosso território.”
 
O Japan International Tourism Video Festival (JWTFF) faz parte do Comité Internacional de Festivais de Filmes de Turismo (CIFFT), certificado pela Organização Mundial do Turismo das Nações Unidas (OMT), tendo como objetivo a promoção dos melhores filmes de turismo produzidos em todo o mundo.
 
Com perto de 5 milhões de visualizações no Youtube e no Facebook, o filme “Monção Deixa Marca”, englobado na nova identidade municipal, foi apresentado no Cine Teatro João Verde, no dia 24 de março de 2022, e no Restaurante “Solar dos Presuntos”, em Lisboa, no dia 31 de março de 2022. Em abril desse ano, foi distinguido nos Prémios Lusófonos da Criatividade, nas categorias de Design-Rebranding e Digital – Filme para Web. Em outubro, no Finisterra Arrábida Film Art & Tourism Festival, recebeu prémios em três categorias: documentário curto, hospitalidade e lugares da história.