Viana Granfondo atraiu 1700 ciclistas

0
624

A primeira edição do Viana Granfondo, uma prova cicloturística com três distâncias, atraiu ao Alto Minho mais de 1700 atletas, 400 dos quais provenientes do país vizinho. O sucesso alcançado na estreia desta iniciativa em Viana do Castelo corresponde em absoluto às “altas expectativas” da organização, abrindo assim caminho para que nas próximas edições se atinjam (ou superem, mesmo) os números registados no Douro Granfondo, o maior evento do género realizado em Portugal, com 3000 participantes.

Manuel Zeferino acredita que o Viana Granfondo “tem tudo para crescer cada vez mais”. “Esta é uma iniciativa para continuar, tanto mais quando a cidade dispõe de “óptimas condições para receber muitos milhares de participantes”, sublinha o director da Bikeservice, responsável pela organização.

A concentração para este Viana Granfondo fez-se na Praça Marques Júnior, junto ao Centro Cultural de Viana do Castelo. Sempre com o navio-museu Gil Eannes como companhia, a partida e chegada tiveram lugar na rua Alves Cerqueira, cais da antiga doca comercial. A passagem do enorme pelotão pela ponte Eiffel, poucos minutos após a largada (9h00), foi um dos momentos altos deste Viana Granfondo que decorreu sob o lema “Vem conquistar o coração do Minho”.

Após 131 km e com passagens pelos concelhos de Ponte de Lima, Paredes de Coura e Caminha, Gonçalo Freitas foi o vencedor destacado da prova “rainha”, com o tempo de 3h32m20s. O figueirense integrou o quinteto que se formou na frente da corrida aquando da subida à Serra d’Arga – local onde foi possível contemplar paisagens deslumbrantes – e conseguiu conservar até à chegada a vantagem que alcançou na rápida descida que protagonizou. Já Isabella Hervey, que também chegou isolada à meta, foi a mais forte no escalão feminino, vencendo o Granfondo com o registo de 4h27m07s.

O Mediofondo, com 84 km, foi ganho por Pedro Pinheiro, enquanto que na prova das senhoras, Marlene Seara levou a melhor sobre a concorrência. No Minifondo, a distância mais curta (62 km), foi Jorge Salgado quem triunfou, resultado que partilhou com Joana Ferreira, a vencedora feminina.

“Este foi dos melhores eventos em que estive presente” e “Viana tem tudo para o tornar ainda melhor ano após ano”, comentou Pedro Cardoso, director da prova. Para o ex-ciclista profissional, o Viana Granfondo, do ponto de vista competitivo, “está numa grande cidade”, com condições ímpares “em termos de chegada e logística”. Para além disso, tem “uma enormidade de percursos extraordinários à volta” que são possíveis de traçar “quase sem trânsito automóvel, o que não é nada habitual na maior parte dos granfondos”.

Por sua vez, Manuel Zeferino resume numa frase o sentimento generalizado de quem se deslocou a Viana do Castelo: “Os participantes ficaram muito contentes, seja pelos percursos, seja pelo nível de dificuldade. Foi um dia excelente.”