Arcos de Valdevez começa a festejar Páscoa com desfile de bois enfeitados 

0
583

O emblemático desfile dos bois da Páscoa está de regresso a Arcos de Valdevez no próximo fim-de-semana, num momento simbólico do fim do jejum da quaresma. Neste evento desfilarão 36 bovinos, os melhores exemplares da raça, propriedade dos talhos aderentes, que apresentam os corpulentos e bem enfeitados animais, cangados à moda antiga, num desfile que contará ainda com a participação de figurantes, vestidos à época, com os trajes regionais. 

São esperadas centenas de pessoas espalhadas pelas ruas da vila para assistir ao desfile dos animais que estarão expostos a partir de sábado no Parque da Ponte Nova. Às 14h00 decorre o Concurso Pecuário (concurso nacional) e às 21h30 haverá animação musical com o concerto dos Sons do Minho. Este desfile é uma tradição secular à qual o Município de Arcos de Valdevez, a Cooperativa Agrícola de Arcos de Valdevez e Ponte da Barca, a ACIAB – Associação Comercial e Industrial de Arcos de Valdevez e Ponte da Barca e a ARDAL têm vindo a dar continuidade, recuperando usos e costumes enraizados neste concelho há já longos anos.

“Nós aproveitamos para representar o mundo rural. É uma iniciativa que tem caráter económico e acabamos por promover, também, um evento cultural.  Espero que estejam milhares de pessoas a ver esta representação do mundo rural porque isto é a valorização do nosso património cultural. Queremos preservar isto”, afirmou o presidente da Câmara de Arcos de Valdevez, João Manuel Esteves, na apresentação da programação da quadra festiva.