Canoísta Fernando Pimenta soma inédito 15.º título de campeão nacional de fundo

0
566

O canoísta limiano Fernando Pimenta ampliou para 15 o recorde de títulos consecutivos de campeão nacional de fundo, em K1, ao impor-se, em Mirandela, na primeira prova oficial da época, o campeonato nacional de fundo.

Imbatível desde 2009, na distância de 5.000 metros, na qual tem, inclusivamente, dois títulos europeus e outros tantos mundiais, Pimenta completou a prova em 20.34,73 minutos, impondo-se a Emanuel Pimenta (20.35,27) e João Peixoto Ribeiro (20.35,49), segundo e terceiro classificados, respetivamente

No setor feminino, Teresa Portela conseguiu o terceiro título consecutivo, quinto nacional de fundo.

Em C1 sénior Masculino, o pódio foi totalmente ocupado por altominhotos. Rui Lacerda, do Clube Náutico de Ponte de Lima, conquistou a medalha de ouro, Sérgio Maciel, do Viana Garças Clube, a de prata e Ricardo Rodrigues Coelho, do Clube Náutico de Ponte de Lima, a de bronze. Na mesma modalidade, mas em sub-23, César Soares, do Clube Náutico de Ponte de Lima, subiu ao segundo lugar do pódio. 

Em K1 Juniores, João Pinto de Sousa e Nuno Fontes, ambos do Clube Náutico de Ponte de Lima, ficaram em terceiro lugar ex-aequo. 

Em C1 Junior, Tiago Maciel, do Viana Garças Clube, subiu ao terceiro lugar do pódio. Na prova de C1 sub23 feminino Beatriz Lamas conquistou o terceiro lugar. 

Na prova, em que participaram cerca de mil canoistas de mais de 50 clubes que competiram em 42 categorias entre vários escalões e distâncias, o Grupo Cultural Recreativo e Desportivo de Gemeses sagrou-se campeão nacional de clubes, seguido do Náutico de Ponte de Lima, em segundo lugar, e do Clube Náutico de Prado, em terceiro lugar.