Barcelos e Monção distinguidos por promoverem o envelhecimento saudável

0
626
Os municípios de Barcelos e Monção receberam o selo de comunidades pró-envelhecimento, distinção atribuída pela Ordem dos Psicólogos Portugueses que pretende reconhecer e distinguir as comunidades portuguesas cujas políticas, programas, planos estratégicos e práticas demonstrem um compromisso forte e efetivo com a promoção do envelhecimento saudável e bem-sucedido ao longo de todo o ciclo de vida.
“A entrega deste selo tem, por um lado, o objetivo de reconhecer as boas práticas e proporcionar momentos de reflexão. Por outro lado, também dissemina as boas práticas para que, noutros locais, outros as possam aproveitar e desenvolver”, afirmou o bastonário da Ordem dos Psicólogos Portugueses, Francisco Miranda Rodrigues, na cerimónia da entrega dos selos que decorreu na Fundação Eugénio de Almeida, em Évora.
O secretário de Estado da Segurança Social, Gabriel Bastos, frisou que “a sociedade deve aproveitar os cidadãos mais seniores para se desenvolver”. Destacou ainda “a importância das autarquias de, em função das especificidades dos territórios, poderem adoptar medidas que melhor respondem à realidade desses territórios”.
O Selo Comunidades Pró-Envelhecimento foi entregue a 72 juntas de freguesia ou câmaras municipais, nesta edição de 2023.