Novo Centro de Proteção Civil de Viana “reforça controlo e comando”

0
451

O ministro da Administração Interna, José Luís Carneiro, marcou presença na inauguração do novo Centro Municipal de Proteção Civil de Viana do Castelo, investimento municipal de mais de 1,261 milhões de euros, entre obra, mobília e equipamento, que visa dar melhor resposta aos desafios da atualidade no âmbito da Proteção Civil.

O governante afirmou que “a capacitação dos sistemas locais da Proteção Civil é uma prioridade”, considerando que “a escala da proteção civil local é a escala mais relevante porque 90% das ocorrências que exigem intervenção das forças de proteção civil têm dimensão local e resolução apenas a nível local”.

Por isso, considerou que o novo Centro Municipal “é um equipamento que reforça em muito as capacidades de controlo e comando do patamar mais importante da Proteção Civil nacional, que é a Proteção Civil Municipal”.

De acordo com o presidente da Câmara Municipal, Luís Nobre, este é “mais um passo da autarquia para disponibilizar todas as condições para a Proteção Civil, cuja política tem sido alvo de forte investimento não só em infraestruturas, como em formação de recursos humanos, equipamentos, num valor de investimento que ultrapassou os 3,3 milhões de euros no ano de 2022”.

Na cerimónia, Ricardo Pinho Fernandes tomou posse como comandante dos Bombeiros Sapadores de Viana do Castelo. Já António Cruz, até agora comandante da corporação, tomou posse como Coordenador Municipal de Proteção Civil.