Mercado Mensal vai mostrar “o melhor que o vale do Âncora tem para oferecer”

0
678

M de Mercado! Este é o conceito do primeiro evento próprio do Nuceartes, o Mercado M, um mercado mensal aberto a toda a população, “que poderá usufruir do melhor que o Vale do Âncora tem para oferecer”. A primeira edição vai decorrer já no dia 27 de maio, sábado, no Mercado Municipal de Vila Praia de Âncora que assim abre as suas portas a todos os habitantes e visitantes das 10h00 às 17h00.

M é também de mensal, já que a ambição passa por fazer deste mercado uma iniciativa mensal, a decorrer no último sábado de cada mês. E como toda a regra tem a sua exceção, em julho e agosto esta iniciativa terá lugar no penúltimo sábado do mês.

Gastronomia, artesanato, projetos culturais – esta é uma pequena seleção do tipo de negócios que não hesitaram em marcar presença na primeira edição de um evento que pretende ser uma montra das várias freguesias que partilham o rio Âncora e que também irá promover um espaço cujo potencial vai muito além da tradicional feira.

O que significa que Mercado Municipal de Vila Praia de Âncora, nesta primeira edição do Mercado M, será também o anfitrião de uma grande variedade de atividades culturais e artísticas, desde o debate saudável até um workshop de Dança Folclore.

É o caso das exposições dos artistas locais António Nunes e Mário Rebelo de Sousa, do workshop de bordado em tela d’A Telha da Tuxa, das Conversas Informais conduzidas por Aurora Rego, e dos momentos musicais a cargo do Grupo de Concertinas de Riba de Âncora, da Academia de Música de Fernandes Fão e do Grupo Etnográfico de Vila Praia de Âncora.

Com uma clara preocupação com a sustentabilidade e a economia circular, não fosse o Ambiente um dos pilares do Nuceartes, o Mercado M vai promover a troca de livros e sementes, além da recolha de brinquedos usados.

O final da tarde é igualmente dedicado à música, numa localização e com um formato diferente. O Hotel Meira vai abrir as portas da sua piscina para o primeiro Sunset do M, com entrada gratuira, DJs locais e a animação habitual das gentes do Vale do Âncora. Entre as 18h00 e as 22h00, António Pedro e António Macedo vão assumir a liderança da mesa de mistura e demonstrar que a cultura no Vale do Âncora está viva e que, muito além da história local, a herança musical está também atenta ao presente e ao futuro.

“Esta iniciativa surgiu de uma vontade enorme de dar uma nova vida ao nosso mercado e, ao mesmo tempo, divulgar as artes e a cultura do Vale do Âncora. A adesão dos pequenos produtores e projetos locais foi imediata e o apoio da população e dos nossos parceiros tem sido incrível, pois reconhecem a importância de eventos como estes”, contextualiza Joana Cravo, presidente da Direção do Nuceartes. “É a primeira iniciativa 100% Nuceartes e não podíamos estar mais entusiasmados com este nosso Mercado M, que ambicionamos que cumpra o seu propósito e que seja um acontecimento mensal. Por isso, deixamos o convite: Vamos todos ao M!”, apelou.