Obras na passagem pedonal e Largo dos Combatentes vão dar nova vida a Arcozelo (Barcelos)

0
520
A Câmara Municipal de Barcelos adjudicou as empreitadas de reabilitação da passagem pedonal sobre a circular urbana e o arranjo urbanístico do Largo dos Combatentes, ambos na freguesia de Arcozelo, por 220 mil euros. “Estas duas obras visam objetivos diferentes, mas ambos muito importantes:  a empreitada de reabilitação da passagem pedonal sobre a circular urbana destina-se a reparar essa via pedonal e a controlar a deterioração daquela estrutura e o arranjo urbanístico do Largo dos Combatentes do Ultramar pretende dotar aquele espaço de nova estética, mais convidativo ao lazer, com mobiliário urbano, mais áreas verdes e mais arborização”, explicou o presidente da Câmara, Mário Constantino.
A empreitada da reabilitação da passagem pedonal foi adjudicada à empresa Cunha & Costa – Construção e Engenharia, Lda., pelo valor de cerca de 145 mil euros. A intervenção vai incidir na reparação de algumas armaduras que já estão à vista por deficiente camada de recobrimento, do pilar central que apresenta fissuras e das juntas de dilatação e zonas de transição que estão degradadas. Serão colocados sistemas de recolha das águas pluviais e intervencionados os guarda-corpos que apresentam alguma corrosão. O prazo de execução desta empreitada é de dois meses.
O arranjo urbanístico do Largo dos Combatentes foi adjudicado à empresa Bruno Barbosa Araújo, Unipessoal Lda., pelo montante de 76 mil euros. e prevê que os pavimentos existentes sejam substituídos por paralelepípedos de betão. No estacionamento automóvel existente a norte, serão marcados dois lugares para pessoas com mobilidade condicionada. As áreas ajardinadas passarão a ser arbustivas, sendo removidas as árvores existentes que se encontram bastante fragilizadas e substituídas por nove árvores de sombra. O espaço será dotado de mobiliário urbano com bancos maciços de granito, uma mesa de piquenique, uma placa identificativa dos Caminhos de Santiago e uma papeleira.
O muro de suporte existente e os muretes envolventes ao polidesportivo (interior/exterior) serão requalificados e pintados. A execução da empreitada tem um prazo de 150 dias.