Eleição de Ricardo Rio como presidente de rede mundial de autarcas é “um grande orgulho” para o Cávado

0
740

O presidente da Câmara de Braga, Ricardo Rio, foi eleito presidente do Comité Executivo do Global Parliament of Mayors (GPM), uma rede que reúne mais de 60 autarcas da Europa, América, Ásia e África.

Em comunicado, a Câmara de Braga acrescenta que Rio irá assumir aquele cargo em agosto, sucedendo ao presidente de Mannheim (Alemanha), Peter Kurz.

A eleição foi saudada pelo primeiro-ministro, António Costa que, numa publicação na sua conta do Twitter, sublinha que as cidades “são palcos globais que, em articulação com o poder central e integradas em plataformas internacionais, promovem o desenvolvimento e o progresso das sociedades”. Também o líder do PSD saudou e congratulou-se com a eleição do social-democrata de Braga. “É com autarcas de referência como Ricardo Rio que o poder local se enaltece e demonstra o seu papel fundamental no desenvolvimento de Portugal”, defendeu Luís Montenegro.

O Conselho Intermunicipal (CI) da Comunidade Intermunicipal do Cávado (CIM Cávado) também anunciou que, na próxima reunião deste órgão em julho, irá propor um voto de louvor pela eleição de Ricardo Rio como o novo presidente do Comité Executivo do GPM.  O vice-presidente do CI da CIM Cávado considerou esta eleição como “um grande orgulho para o nosso território”.

Ricardo Rio é membro do GPM desde 2018 e foi nomeado tesoureiro e membro do Comité Executivo em 2019.

“É com grande orgulho que assumo a presidência do GPM. Desde o início, em 2016, o GPM desenvolveu uma história de unir autarcas de todo o mundo para enfrentar questões globais do século XXI, gerando impacto global e local e promovendo o papel das cidades em organizações internacionais, como as Nações Unidas e o G7, e trabalhando em questões fundamentais como a democracia, a partilha de talento ou as alterações climáticas”, refere Ricardo Rio.

Acrescenta que ainda recentemente o GPM promoveu a Declaração Global de Autarcas pela Democracia, assinada por mais de 250 presidentes de câmara em todo o mundo.

“O GPM continuará a servir como um espaço para facilitar a colaboração entre governos locais e para promover os interesses das cidades no palco global”, diz ainda Rio.

Segundo o autarca, o GPM é “um órgão único de governança, pelos autarcas e para os autarcas, que funciona como um parlamento e traz as cidades para o primeiro plano mundial”.

“O GPM organiza e amplifica a voz e a influência dos autarcas em todo o mundo e fortalece a relação com governos nacionais, redes, instituições multinacionais, grupos da sociedade civil e empresas. Neste momento, reúne mais de 60 autarcas da Europa, América, Ásia e África, funcionando também com parcerias com diversas organizações internacionais”, conclui.