Hangar de heliporto de Arcos de Valdevez a funcionar em julho

0
852

O presidente da Câmara de Arcos de Valdevez disse que o hangar do Centro de Meios Aéreos (CMA) de Arcos de Valdevez vai entrar em funcionamento na primeira quinzena de julho, para reforçar a proteção e socorro a pessoas e bens no Minho e na Galiza.

Contactado pela agência Lusa, a propósito de uma nota emitida pela autarquia sobre aquela obra, o presidente da Câmara de Arcos de Valdevez, João Manuel Esteves, adiantou que o “hangar estará operacional na primeira quinzena de julho”, representando um investimento de 678.381,12 euros.

 O CMA, que corresponde a um investimento de 678.381,12 euros, integra a estrutura do Comando Sub-Regional de Emergência e Proteção Civil do Alto Minho, onde, por se tratar de um território transfronteiriço, o raio de ação das aeronaves ali sedeadas permite também dar cobertura ao território da Galiza.

A localização “estratégica e centralizada” do CMA permite ainda dar cobertura aos distritos de Braga e Vila Real.

Atualmente, o CMA dispõe de um helicóptero de combate a fogos florestais, mas este ano o distrito de Viana do Castelo vai ser dotado de segundo meio aéreo, perdido há quatro anos, que, de acordo com presidente da Comissão Distrital de Proteção Civil de Viana do Castelo, Vítor Paulo Pereira, “deverá chegar em breve”.