Hospital da Luz ajuda “Golfinhos” a “salvar vidas”

0
604

A Associação de Nadadores Salvadores da Póvoa de Varzim e Vila do Conde – Os Golfinhos – recebeu, numa parceria com o Hospital da Luz, um desfibrilhador automático externo (DAE) e outros materiais. 

Para o administrador do Hospital da Luz, Sérgio Viana, esta oferta é um “pequeno contributo” para uma “associação, que, ano após ano tem feito muito pela comunidade”. “Este contributo é uma pequena gota, mas se todas as empresas derem um bocado a ajuda será maior. Queremos dar o exemplo. Estas ações são um pilar estratégico do Hospital da Luz no que respeita às saúde e bem-estar das pessoas”, garantiu.

O presidente da associação “Os Golfinhos”, Carlos Ferreira, destacou a importância do desfibrilhador. “Este equipamento é uma segunda oportunidade para as pessoas. É algo que ansiávamos há muitos anos e agora em parceria com o Hospital da Luz conseguimos efetivamente ter o equipamento que pode salvar vidas”, frisou, revelando o local onde vai ficar. “O equipamento vai para a praia da Azurara, que é a praia com maior número de incidentes do país. Para além do Hospital da Luz, a Câmara Municipal também apoiou o pagamento de um outro equipamento”, realçou. 

O diretor da escola “Os Delfins”, João Pinheiro, salientou o trabalho da escola na formação de nadadores salvadores. “Somos a maior associação de nadadores do país, empregamos 170 nadadores e, durante a época balnear, formamos 590 nadadores salvadores. A nossa zona de intervenção é desde a Foz do Douro à margem sul do Rio Cávado”, registou.

Os “Golfinhos” já têm um desfibrilhador numa das carrinhas de intervenção, mas ter um equipamento destes na praia é pioneiro. “Já temos um desfibrilhador na carrinha, mas este é o primeiro a estar na praia. Qualquer pessoa com formação em DAE pode utilizar este aparelho”, revelou.