Cidade há 95 anos, Barcelos “bateu  no peito o orgulho de ser minhota”

0
571

Barcelos comemorou 95 anos de elevação a cidade com uma cerimónia de homenagem a 12 personalidades do concelho, que se distinguiram em diversas áreas. O orgulho das raizes minhotas em Barcelos foi comum nas mensagens de quase todos os agraciados. O presidente da Câmara de Barcelos fez um balanço dos dois anos de mandato e justificou a atribuição de uma medalha de mérito ao seu pai. 

A cerimónia, que lotou o auditório municipal, foi precedida por um momento musical de homenagem ao músico Samuel Bastos, um dos agraciados, a título póstumo. Coube ao presidente da Câmara e ao presidente da Assembleia Municipal entregarem as 12 medalhas, duas de bons serviços, oito de mérito municipal e duas de honra. “O conjunto de pessoas, que acabou de receber as mais altas distinções do Município, é o reflexo que emana das potencialidades e qualidades que são idiossincráticas e caracterizadoras do povo de Barcelos. Ao homenagearmos cada uma delas, estamos também a homenagear a identidade coletiva do nosso povo”, frisou o autarca Mário Constantino, admitindo que foi com “grande emoção” que entregou uma das medalhas ao seu pai, vendo reconhecido “o seu enorme altruísmo e extraordinário trabalho social”. “Querido pai, sabes bem que não teria a veleidade de indicar o teu nome. No entanto, também não podia, de forma alguma, rejeitar a proposta que me foi apresentada, primeiro porque respeito a vontade de quem indicamos para escolher os homenageados, mas também, e permitam-me não ser politicamente correcto, porque acho que efectivamente mereces”, afirmou. “E estou certo que os meus irmãos não me perdoariam, para eu ficar bem politicamente na fotografia, se eu impedisse que o meu pai fosse homenageado, em vida e com todas as suas capacidades. Tu e nossa mãe são uma fonte de bons exemplos e luz de farol de vida e eu e os meus irmãos, por mais que nos esforcemos, não conseguiremos chegar ao vosso patamar de humanismo e perseverança”, admitiu o autarca.

No balanço do mandato, Mário Costantino destacou o “Programa de Emergência Social”, através do qual foram implementadas medidas para amenizar o impacto da inflação na vida das famílias. Na educação, realçou a eliminação das coberturas de amianto em todas as escolas sob a gestão do Município e a colocação de novas caixilharias em quase todos os edifícios escolares, estando ainda em marcha os projetos de reabilitação e ampliação da Escola Básica e Secundária do Vale d’Este em Viatodos e a reabilitação da Escola Secundária de Barcelinhos. Salientou ainda a disponibilização aos alunos e professores do 9º ao 12º ano da Plataforma “Escola Virtual” e a gratuitidade das fichas de estudo aos alunos com escalão. 

No plano da mobilidade, Mário Constatino destacou o aumento de duas para cinco linhas do TUBA Urbano e alargamento o TUBA Municipal para 55 carreiras, que servem todas as freguesias do concelho. “Não é ainda o que pretendemos, mas é um avanço muito significativo”, admitiu.  

No capítulo das obras, o autarca apontou para o outono a conclusão da requalificação da estrada 505, que liga Barcelinhos às Carvalhas e deu nota de que está a decorrer o concurso público internacional para o fecho da circular urbana, obra ansiada há mais de 20 anos. Deixou ainda uma achega aos anteriores executivos relativamente ao mercado municipal: “O projeto, infelizmente, não acautelou aspetos legais de segurança e de operacionalidade, pelo que temos agora de correr atrás do prejuízo e lançar uma empreitada complementar, para que, finalmente, o Mercado possa reabrir.” 

Em relação à ciclovia urbana, Mário Constantino garantiu que “não houve recuo” no projeto, apenas alterações necessárias para conciliar com condicionantes existentes. “Não fazia sentido destruir o que foi feito recentemente, como acontece perto do mercado (…), por outro lado, enquanto não tivéssemos alternativas viárias ou de estacionamento, não faria sentido criar mais problemas ao problema de mobilidade que temos e não podia haver obra nos espaços em que estamos a elaborar projetos de intervenção, como na Avenida dos Combatentes ou na Avenida da Liberdade. Faz sentido que haja aqui algum cuidado para não duplicar as despesas públicas. Houve apenas, e só, racionalização das opções”, justificou, à margem da cerimónia. 

Na sua intervenção, Mário Constantino lembrou que a obra dos passadiços na frente ribeirinha já foi consignada e que a  a obra de requalificação do centro histórico de Barcelinhos já está em execução. 

Em relação a equipamentos desportivos, destacou a colocação de novos relvados sintéticos nas freguesias, a ampliação do Complexo Desportivo Estádio Cidade de Barcelos  e a inauguração o Pavilhão Polidesportivo Municipal de Adães. “Esperamos que, até final do mandato, tenhamos também boas notícias no que diz respeito a equipamentos de desporto e lazer, na margem esquerda do Cávado, tanto mais que já adquirimos uma das parcelas do terreno e há perspetiva de que possamos ampliar bastante mais esse espaço público”, adiantou. 

REPORTAGEM COMPLETA NA EDIÇÃO DESTA SEMANA DO “ALTO MINHO”