“Temos de fazer um comboio que saia de Vigo, vá a Porriño, Tui, Viana do Castelo, eventualmente Ponte de Lima…”

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A Junta da Galiza reclamou “um verdadeiro comboio transfronteiriço, competitivo”, com paragens que sirvam empresários e trabalhadores do Alto Minho e da região espanhola. “Temos de fazer um comboio verdadeiramente transfronteiriço e que seja competitivo. Que saia de Vigo, vá a Porriño, Tui, Viana do Castelo, eventualmente Ponte de Lima. Para articular bem o território da eurorregião, senão passa de comboio e não faz paragens”, sustentou Jesús Gamallo Aller, diretor-geral de Relações Exteriores e com a UE da Junta da Galiza.

O responsável marcou presença na apresentação do Mercatus – Agrupamento Europeu de Interesse Económico Transfronteiriço Galiza | Norte de Portugal, composto pela Confederação Empresarial do Alto Minho (CEVAL) e pela Câmara de Comércio de Tui.

Relativamente ao comboio Celta, criado em 2013 para ligar Porto a Vigo, Jesús Gamallo Aller referiu que “tem havido uma melhora em termos de eletrificação”. “Mas os tempos de viagem não são os que pensávamos que iam ser”, notou.

Questionado sobre o facto de a ligação ser feita por veículos a ‘diesel’, mesmo quando a linha está eletrificada, o responsável afirmou que é “importante trabalhar nisso com os governos dos dois países”.

Sobre a necessidade de um “verdadeiro comboio transfronteiriço”, o diretor-geral assinalou ser “importante para os 14 mil trabalhadores transfronteiros” da eurorregião Norte de Portugal – Galiza. “Têm de ter capacidade de deslocação entre uma área e a outra”, frisou.

Jesús Gamallo Aller disse que o departamento de Infraestruturas da Junta da Galiza está “a trabalhar com o governo espanhol” sobre o tema. “É uma necessidade, não só para os trabalhadores mas também para os empresários”, sublinhou.

O responsável reivindicou também que a ligação de alta-velocidade entre Porto e Vigo seja incluída na “rede básica do corredor atlântico transfronteiriço”, com um horizonte até 2030, em vez de ter “um prazo de execução até 2040”.

O presidente da Câmara de Valença, José Manuel Carpinteira, defendeu que “deve haver mais comboios entre Viana do Castelo e Vigo na linha atual”. “Só há dois comboios por dia. Devem melhorar-se as ligações e haver mais comboios. Vai-se tentar sensibilizar a IP e REFER”, afirmou.