“A educação ambiental é preciosa em Ponte de Lima”

0
772

As comunidades educativas são, não raras vezes, as responsáveis por importantes transformações na sociedade e é com base nessa premissa que o Município de Ponte de Lima aposta na sensibilização e educação ambiental junto dos mais novos, tendo como objectivo a “sustentabilidade do planeta”. 

Vasco Ferraz, presidente da Câmara Municipal de Ponte de Lima, destaca o trabalho do Serviço Educativo da Área Protegida das Lagoas de Bertiandos e S. Pedro d’Arcos na consciencialização para a importância da salvaguarda e valorização do ambiente e do mundo rural, pretendendo-se com as diversas actividades e projectos junto das escolas incutir hábitos e atitudes “a “favor do desenvolvimento sustentável”. 

Esta também tem sido uma preocupação das escolas, que dinamizam projectos próprios, e o edil limiano nota que este “é um tema badalado porque está em causa o futuro”. 

“Sem planeta não podemos viver e temos que aprender a tratar dele e nada melhor que começar pelas comunidades educativas. Vemos nos vários meios de comunicação social a preocupação que é demostrada com o ambiente e aquilo que poderá ser o futuro das comunidades no mundo e percebemos com alguma facilidade que é um tema mais badalado e falado porque efectivamente é o nosso futuro que está em causa”, realçou.

Vincando que os mais novos são um “preciso” meio para transmitir estas mensagens e princípios, Vasco Ferraz apontou o exemplo concreto da reciclagem, notando que começou a produzir melhores resultados quando o assunto foi levado para o interior das escolas. “Eu próprio senti também isso um bocadinho em casa porque os meus filhos pediam para fazer a separação do lixo. É fácil perceber ao sensibilizarmos os mais novos estamos também a sensibilizar as camadas adultas e, ao mesmo tempo, a preparar melhor as crianças para o futuro”, sustentou o líder do executivo municipal de Ponte de Lima enquanto participava no Abraço ao Rio Lima, uma iniciativa simbólica que pretendeu comemorar o Dia Nacional da Água e o Dia Internacional do Idoso e assinalar o arranque dos Serviços Educativos do Serviço Área Protegida.

“É sempre um dia especial para Ponte de Lima porque o rio é um ícone e é um gosto repetir esta acção todos os anos em colaboração com localidade galega de Xinzo de Límia, que nos acompanha há doze anos”, vincou, garantindo que “é obrigatório celebrar um dos recursos hídricos mais importantes do país”. Vasco Ferraz garante que para o Município a preservação do rio é uma preocupação e recordou que está a ser feito um trabalho de recuperação das suas margens, de acordo com os objectivos de desenvolvimento sustentável. “Já começamos esse trabalho com a recuperação das ecovias e das ciclovias e neste mandato já investimos para isso 350 mil euros”, declarou o autarca, adiantando que está a ser feito um estudo que envolve os técnicos do Município de Ponte de Lima, o Instituto Politécnico de Viana do Castelo e a Universidade de Trás-os-Montes para “avaliar que trabalhos se poderão desenvolver ao longo do rio”.

Vasco Ferraz destacou, ainda, a qualidade da água do Rio Lima, garantindo que as “análises constantes” classificam-na como “excelente”.  “É um dos cursos do país que tem das melhores qualidades de água. Ao longo do ano é feito um conjunto de análises, apresentando sempre um valor para além do que é a qualidade mínima expectável”, garantiu. 

Fique a par das várias iniciativas realizadas por algumas das escolas do concelho no âmbito desta temática no suplemento que foi publicado na edição desta semana do Semanário Alto Minho.