Sopas de “burro cansado” e magustos aquecem S. Martinho em Cabanelas, Moure, Valbom e Paçô

0
489

Sopas de “burro cansado”, sardinha na broa e arroz de feijão com pataniscas e as castanhas assadas são as iguarias propostas para este fim-de-semana de S. Martinho, nos eventos integrados Na Rota das Colheitas em diferentes freguesias do concelho de Vila Verde. A animação popular, envolvendo diferentes gerações e associações locais, marcam o programa de atividades que arrancam na manhã deste sábado, abrangendo as freguesias de Cabanelas, Moure, Valbom S. Martinho e Paçô.

Em Cabanelas, as tradicionais sopas de “burro cansado” são uma das atrações da animação que se estenderá pela tarde e noite junto à capela de Santa Ana, onde as crianças prometem ser as principais dinamizadoras do magusto. O evento é organizado pela Junta de Freguesia e pela A.C.R. “Amigos de Cabanelas”. Em Moure, a celebração do padroeiro São Martinho vai prolongar-se até domingo, com um arraial que fará jus à reputação da freguesia pela qualidade do seu “arroz de feijão com pataniscas”. Ao som do folclore, das concertinas e dos cantares à desgarrada, os “Sabores da Terra” vão poder ser degustados na sede da Junta de Freguesia. O programa inclui ainda cerimónias religiosas, com sermão e procissão em honra de S. Martinho, no domingo. 

Também a festejar o dia do padroeiro está Valbom S. Martinho, onde no sábado, a partir das 15h00, terá lugar o ‘Festival da Sardinha na Broa’, num ambiente de convívio e animação popular. As sardinhas assadas na brasa, sobre as broas caseiras, são as ‘rainhas da festa’ organizada pela União de Freguesias de Valbom S. Pedro, Paçô e Valbom S. Martinho. Ao evento, aberto a toda a população, não faltarão as castanhas assadas na fogueira e o bom vinho regional.

Ainda este fim-de-semana haverá lugar à segunda edição do Enduro de Santa Ana do Monte Paçô, que arranca às 09h00 deste sábado, numa oportunidade para conhecer a área natural envolvente e também a gastronomia local. Organizada pela Associação Cultural, Recreativa e Desportiva de Paçô, esta é uma das atividades de desporto e natureza integrada Na Rota das Colheitas.