“Viana tem tudo para ser uma cidade 15 minutos”

0
410

Viana do Castelo “tem tudo para ser uma cidade 15 minutos”, mas ainda enfrenta problemas de mobilidade que se vêem no sucessivo aumento do uso do automóvel e na pouca utilização de transporte público. Para mudar este cenário, só apostando na educação. Esta foi a principal conclusão do debate sobre os novos desafios da mobilidade que a Assembleia Municipal de Viana do Castelo promoveu com a presença de Paula Teles, especialista em mobilidade, e do ainda secretário de Estado da Mobilidade, o vianense Jorge Delgado.

Paula Teles sublinhou que o cenário em Viana do Castelo é comum ao que se passa no país, “com aumentos sucessivos de taxas de motorização”, nos últimos 20 anos. De igual modo, apesar do investimento em políticas públicas de mobilidade, “cada vez anda-se menos a pé” e regista-se também “uma taxa de utilização do transporte público a diminuir sucessivamente”. Segundo a especialista, as deslocações das crianças e jovens para a escola e instituto politécnico em Viana do Castelo são outro indicador preocupante, “com mais de 60% a ir de carro”. “Os dados são muito complicados e ainda por cima há 25% de jovens e crianças que estão a cinco minutos de casa para a escola, ou seja, há pais que transportam os filhos para a escola que está a menos de cinco minutos de casa”, acrescentou.

Reconhecendo o trabalho que Viana do Castelo tem feito para promover a “caminhabilidade”, Paula Teles não tem dúvidas de que “tem tudo para ser uma cidade 15 minutos”, dada a sua orografia e localização dos equipamentos e serviços.