Fernando Pimenta, Iúri Leitão e João Ribeiro na galeria dos notáveis em 2023

0
525

Cronologia do ano no Desporto

Janeiro

Dia 09

O treinador espanhol Roberto Martínez é oficializado como novo selecionador nacional de futebol, sucedendo a Fernando Santos, tendo assinado um contrato válido até 2026 com a Federação Portuguesa de Futebol.

Dia 13

O Ministério Público acusa 26 arguidos, incluindo vários ex-ciclistas da W52-FC Porto, o antigo diretor desportivo Nuno Ribeiro e o ‘patrão’ da equipa Adriano Quintanilha de tráfico de substâncias e métodos proibidos, no âmbito da operação ‘Prova Limpa’.

A portuguesa Francisca Veselko conquista o título mundial de surf para juniores, em San Diego, nos Estados Unidos, batendo na final a norte-americana Sawyer Lindblad.

Dia 15

O Sporting conquistou a Taça Hugo dos Santos de basquetebol pela segunda vez consecutiva.

Dia 22

O Benfica conquista pela segunda vez a Taça Federação feminina de basquetebol, repetindo o triunfo de 2021/22.

Dia 23

O treinador português Fernando Santos, campeão europeu em 2016 com Portugal, é anunciado como novo selecionador da Polónia.

Dia 28

O FC Porto conquista pela primeira vez a Taça da Liga de futebol, depois de bater o Sporting.

A judoca portuguesa Bárbara Timo conquista a medalha de ouro no Grand Prix de Portugal, em Almada.

Dia 29

A Dinamarca conquista o Campeonato do Mundo de andebol pela terceira vez consecutiva.

O Benfica conquista a Taça da Liga de futsal pela quarta vez, no Pavilhão Multiusos de Gondomar.

O Benfica conquista a Taça da Liga feminina de futsal pela segunda vez, no Pavilhão Multiusos de Gondomar.

A judoca portuguesa Patrícia Sampaio conquista a medalha de ouro no Grand Prix de Portugal, na categoria de -78 kg, ao vencer na final a ucraniana Yelyzaveta Lytvynenko, por ippon.

Fevereiro

Dia 03

O ciclista português Ruben Guerreiro (Movistar) conquista a Volta à Arábia Saudita.

Dia 05

O ciclista português Rui Costa (Intermarché-Circus-Wanty) vence a quinta e última etapa da Volta à Comunidade Valenciana, conquistando também a geral da prova espanhola.

Dia 06

O português Carlos Queiroz é anunciado como novo selecionador de futebol do Qatar.

Dia 08

A portuguesa Maria Martins sagra-se campeã europeia de scratch, ao conquistar o ouro nos Campeonatos da Europa de ciclismo de pista, que decorrem em Grenchen, na Suíça.

Dia 11

Os espanhóis do Real Madrid conquistam o Mundial de clubes de futebol, ao derrotar os sauditas do Al Hilal, por 5-3, na final da prova, disputada em Rabat, em Marrocos.

Dia 12

O Sporting reconquista o título masculino dos Nacionais de atletismo em pista coberta e revalidou o feminino, em Pombal.

Dia 22

O ex-assessor jurídico do Benfica Paulo Gonçalves é condenado a dois anos e seis meses de pena suspensa por corrupção no julgamento do processo E-toupeira.

Dia 27

O argentino Lionel Messi, que conduziu a Argentina ao título mundial, é eleito pela sétima vez o futebolista do ano da FIFA, ao bater na votação de 2022 os franceses Karim Benzema e Kylian Mbappé.

O tenista português Nuno Borges, sexto cabeça de série, vence a final do ‘challenger’ de Monterrey, no México.

Dia 28

O Ministério Público (MP) acusa o ex-presidente do Benfica Luís Filipe Vieira, a SAD ‘encarnada’ e o administrador Domingos Soares de Oliveira do crime de fraude fiscal no processo conhecido como ‘Saco Azul’.

Março

Dia 03

O português Pedro Pablo Pichardo sagra-se novamente campeão da Europa no triplo salto em pista coberta, com um ‘voo’ de 17,60 metros, melhorando o recorde nacional estabelecido na véspera.

A portuguesa Auriol Dongmo revalida o título europeu do lançamento do peso em pista coberta, em Istambul, onde Jessica Inchude foi quarta classificada.

Dia 04

A portuguesa Patrícia Mamona, que defendia o título conquistado há dois anos, assegura a medalha de bronze no triplo salto, nos Europeus de pista coberta, em Istambul, na Turquia, ao conseguir 14,16 metros na final.

Dia 11

O Sporting vence pela terceira vez a Taça de Portugal feminina de voleibol, ao levar a melhor ante a AJM/FC Porto por 3-2 na final, disputada no Centro Cultural de Viana do Castelo.

Dia 12

O Benfica vence por 3-0 o Fonte do Bastardo na final da Taça de Portugal masculina de voleibol, disputada em Viana do Castelo, erguendo o troféu pela 20.ª vez na sua história.

O Quinta dos Lombos conquista a sua terceira Taça de Portugal feminina de basquetebol, ao derrotar na final, disputada na Maia, o Benfica por 53-51.

Dia 16

O suíço Gianni Infantino é reeleito, por aclamação, presidente da FIFA até 2027, durante o 73.º Congresso do organismo, que se realizou em Kigali, no Ruanda.

Dia 19

A Espanha sagra-se tricampeã europeia feminina de futsal, ao bater a Ucrânia por 5-1, na final da terceira edição da prova, em Debrecen, na Hungria.

A seleção portuguesa feminina de futsal conquista o terceiro lugar da edição 2023 do Europeu, ao golear a anfitriã Hungria por 12-0, no encontro de ‘consolação’ da ‘final four’, em Debrecen.

O tenista português Nuno Borges, 80.º do ranking mundial, vence a final do ‘challenger’ de Phoenix, ante o russo Alexander Shevchenko, 132.º.

Dia 23

Cristiano Ronaldo passa a liderar isolado a lista dos futebolistas mais internacionais de sempre, com 197 jogos, ao ser escolha inicial de Roberto Martínez no duelo de Portugal com o Liechtenstein, na caminhada rumo ao Euro2024.

Dia 26

O venezuelano Orluis Aular (Caja Rural) torna-se no primeiro ciclista a vencer por duas vezes consecutivas a Volta ao Alentejo, ao ser segundo na última etapa da 40.ª edição, ganha pelo compatriota Leangel Linarez (Tavfer-Ovos Matinados-Mortágua).

Abril

Dia 05

O esloveno Aleksander Ceferin é reeleito por unanimidade e aclamação presidente da UEFA, para um terceiro mandato, até 2027, no 47.º Congresso do organismo, em Lisboa.

O presidente da Federação Portuguesa de Futebol (FPF), Fernando Gomes, é eleito por unanimidade e aclamação para o Conselho da FIFA, no 47.º Congresso da UEFA, em Lisboa.

Dia 29

A AJM/FC Porto conquista o seu terceiro título consecutivo de campeã nacional feminina de voleibol, ao vencer em casa o Sporting por 3-0, no terceiro jogo da final, que também fechou com 3-0.

Dia 30

O Benfica conquista a Taça de Portugal de basquetebol pela 23.ª vez, ao vencer na final o Imortal por 75-74, no Pavilhão Municipal de Sines.

O Sporting de Tomar conquista pela primeira vez a Taça de Portugal de hóquei em patins.

Maio

Dia 02

O ciclista Joni Brandão, três vezes segundo classificado da Volta a Portugal, é suspenso por seis anos pela Autoridade Antidopagem de Portugal (ADoP) por posse de substância e método proibidos.

Dia 04

O Nápoles sagra-se campeão italiano de futebol pela terceira vez, 33 anos depois do ‘bis’ conseguido sob a liderança do argentino Diego Armando Maradona.

Dia 06

O Benfica sagra-se campeão nacional de voleibol pela quarta vez consecutiva, em Lisboa.

Dia 07

Sérgio Conceição supera José Maria Pedroto como treinador com mais jogos no comando ao FC Porto, ao chegar ao 323.º em Arouca, no fecho da 31.ª ronda da I Liga de futebol, apesar de estar suspenso.

O Benfica conquista o título de campeão feminino de futebol pela terceira vez seguida.

O GDESSA Barreiro sagra-se campeão feminino de basquetebol pela terceira vez na sua história.

O FC Porto sagra-se campeão europeu de hóquei em patins pela terceira vez na sua história, ao vencer por 5-1 o Valongo na final da Liga dos Campeões, em Viana do Castelo.

O técnico Leonardo Jardim torna-se o primeiro treinador português a sagrar-se campeão na Liga de futebol dos Emirados Árabes Unidos (EAU), com o Shabab Al-Ahli a vencer fora o Bani Yas, por 2-1.

Dia 12

O canoísta Fernando Pimenta conquista a medalha de ouro na prova de K1 500 metros da I Taça do Mundo de canoagem, enquanto Hélder Silva foi prata em C1 200 metros em Szeged, Hungria.

Dia 13

O Benfica sagra-se bicampeão de andebol feminino, depois de vencer fora o Colégio de Gaia.

O paracanoísta Norberto Mourão conquista o ouro na categoria VL2 200 metros na I Taça do Mundo em Szeged, na Hungria, aumentando para três as medalhas lusas nesta competição da canoagem de velocidade.

Dia 14

O FC Barcelona conquista o seu 27.º título espanhol de futebol.

O finlandês Kalle Rovanperä (Toyota Yaris) vence pela segunda vez consecutiva o Rali de Portugal.

Dia 20

O Manchester City sagra-se campeão inglês de futebol pela nona vez.

Dia 27

O Benfica sagra-se campeão português de futebol pela 38.ª vez, depois de vencer em casa o lanterna-vermelha Santa Clara, por 3-0, na 34.ª e última jornada da I Liga portuguesa.

O Bayern Munique sagra-se campeão alemão de futebol pela 11.ª vez consecutiva e arrecada o 33.º título do seu historial.

O Direito conquista o 12.º título de campeão português de râguebi do seu historial, ao vencer o Cascais por 31-23.

O Famalicão conquista a Taça de Portugal feminina de futebol pela primeira vez, ao vencer na final o Sporting de Braga, por 2-0, no Estádio Nacional, em Oeiras.

O português Nuno Espírito Santo sagra-se campeão de futebol da Arábia Saudita com o Al Ittihad, deixando sem hipóteses o Al Nassr, de Cristiano Ronaldo, no triunfo (3-0) sobre o Al Feiha, na 29.ª e penúltima jornada.

O Paris Saint-Germain sagra-se pela 11.ª vez campeão francês de futebol.

Dia 28

O médio João Mário anuncia a despedida da seleção portuguesa de futebol, na véspera de Roberto Martínez anunciar os convocados para os jogos com Bósnia-Herzegovina e Islândia.

Os canoístas portugueses Fernando Pimenta e Teresa Portela conquistam a medalha de ouro na prova de K2 500 metros misto da segunda etapa da Taça do Mundo de canoagem, que decorre em Poznan, na Polónia.

João Almeida (UAE Emirates) torna-se no primeiro português a subir ao pódio final da Volta a Itália e o primeiro ciclista nacional a terminar entre os três melhores de uma grande Volta desde Joaquim Agostinho no Tour1979, com o terceiro lugar no Giro, atrás do esloveno Primoz Roglic (Jumbo-Visma) e do britânico Geraint Thomas (INEOS).

O Benfica conquista pela segunda vez consecutiva a Taça de Portugal feminina de andebol.

Dia 31

O Sevilha conquista a Liga Europa pela sétima vez, ao derrotar a Roma, treinada pelo português José Mourinho, em Budapeste.

Junho

Dia 01

Pedro Proença é reconduzido sem oposição para um terceiro e derradeiro mandato na presidência da Liga Portuguesa de Futebol Profissional (LPFP).

Dia 03

O FC Barcelona conquista a Liga dos Campeões feminina de futebol pela segunda vez na história, ao vencer por 3-2 na final disputada em Eindhoven, nos Países Baixos.

O Paris Saint-Germain anuncia que o argentino Lionel Messi vai deixar o clube.

O CDUL conquista a Taça de Portugal de râguebi, pela oitava vez, ao vencer na final o Belenenses, vencedor das últimas três edições, por 20-18, no Estádio Nacional, em Oeiras.

O FC Porto sagra-se campeão nacional de andebol pela 24.ª vez, a quarta seguida, com uma vitória sobre o Madeira SAD.

Dia 04

O Benfica sagra-se campeão nacional feminino de hóquei em patins pela 10.ª vez consecutiva.

O FC Porto conquista a Taça de Portugal de futebol, pela 19.ª vez e segunda seguida, ao vencer o Sporting de Braga por 2-0, no Estádio Nacional, em Oeiras.

Dia 10

Os ingleses do Manchester City sagram-se campeões europeus de futebol pela primeira vez, ao vencerem os italianos do Inter Milão por 1-0, em Istambul, na Turquia.

Dia 11

O Benfica revalida o título de campeão nacional de basquetebol.

O Benfica conquista pela nona vez consecutiva a Taça de Portugal feminina de hóquei em patins, na Maia.

O Sporting conquista a Taça de Portugal de andebol pelo segundo ano consecutivo, no Funchal.

O Vilaverdense garante pela primeira vez na sua história a subida à II Liga portuguesa de futebol, ao vencer por 1-0 no o BSAD.

O Fenerbahçe conquista o seu primeiro título sob o comando do treinador português Jorge Jesus, a Taça da Turquia em futebol. Jorge Jesus anuncia a saída do comando técnico da equipa.

O Uruguai sagra-se campeão mundial de futebol de sub-20 pela primeira vez, ao vencer a Itália.

Dia 12

O diretor de comunicação do FC Porto, Francisco J. Marques, é condenado a um ano e 10 meses de prisão, com pena suspensa, devido à divulgação de emails do Benfica.

Dia 13

O voleibolista Miguel Maia anuncia a sua retirada enquanto atleta, deixando um legado de 36 anos enquanto profissional, destacando-se os dois quartos lugares olímpicos, em Atlanta (1996) e Sydney (2000), com João Brenha na vertente de praia.

Dia 14

O presidente da assembleia geral da Liga Portuguesa de Futebol Profissional (LPFP), Mário Costa, renuncia ao cargo. Em causa está a investigação do Serviço de Estrangeiros e Fronteiras (SEF) a Mário Costa e à academia de futebol à qual está ligado, em Riba D’Ave, concelho de Famalicão, distrito de Braga, por suspeitas de tráfico de seres humanos.

Dia 17

O Benfica sagra-se hexacampeão nacional feminino de futsal.

Dia 18

O Benfica sagra-se campeão nacional de hóquei em patins pela 24.ª vez, igualando o FC Porto na liderança do ‘ranking’.

A Espanha conquista a terceira edição da Liga das Nações em futebol, sucedendo a Portugal (2019) e França (2021).

Dia 20

O português Cristiano Ronaldo torna-se, aos 38 anos, em Reiquiavique, no primeiro futebolista masculino da história a alcançar as 200 internacionalizações, no duelo da seleção portuguesa com a Islândia, de apuramento para o Euro2024.

Dia 21

O Sporting sagra-se tricampeão nacional de futsal.

Dia 22

A portuguesa Ana Cruz conquista para Portugal a primeira medalha nos Jogos Europeus da Polónia, com o bronze na prova de kata, na disciplina de karaté, depois de perder o combate das meias-finais em Bielsko Bialta.

Dia 23

A canoísta portuguesa Francisca Laia conquista a medalha de bronze na prova de K1 200 metros dos Jogos Europeus, o segundo pódio da missão de Portugal em Cracóvia2023, que é também o campeonato da Europa da modalidade.

O canoísta português Messias Baptista sagra-se campeão da Europa de K1 200 metros, na prova integrada nos Jogos Europeus Cracóvia2023, sucedendo ao compatriota Kevin Santos, e conseguiu a terceira medalha da missão portuguesa.

A atleta olímpica portuguesa Auriol Dongmo conquista a medalha de ouro no lançamento do peso dos Jogos Europeus Cracóvia2023, com um arremesso a 19,07 metros, em Chorzow, onde decorreu o Europeu por seleções.

O atleta português João Coelho consegue a medalha de prata nos 400 metros dos Jogos Europeus Cracóvia2023, fixando o recorde nacional nos 45,05 segundos, em corrida integrada no Europeu por seleções.

Dia 24

O canoísta Fernando Pimenta conquista a medalha de prata na prova de K1 500 metros dos Jogos Europeus, o seu quinto pódio no historial do evento e o terceiro da seleção em Cracóvia2023.

Os canoístas Kevin Santos e Teresa Portela conquistam a medalha de ouro na prova de K2 200 metros misto dos Jogos Europeus, sagrando-se campeões da Europa e conseguindo o terceiro ouro português em Cracóvia2023.

O português Isaac Nader conquista a medalha de prata na prova de 1.500 metros dos Jogos Europeus, a terceira para o atletismo luso na Polónia, em corrida integrada no Europeu por seleções.

Dia 25

O lutador português Gonçalo Noites garante uma medalha para Portugal na competição de muaythai dos Jogos Europeus Cracóvia2023, ao avançar para as meias-finais em -71 kg, garantindo pelo menos o bronze.

A dupla portuguesa composta por Afonso Fazendeiro e Miguel Oliveira conquista, frente a rivais italianos, a medalha de bronze no torneio de pares masculinos de padel dos Jogos Europeus, a nona de Portugal em Cracóvia2023.

Dia 27

O lutador português Gonçalo Noites conquista a medalha de prata na categoria de -71 kg de muaythai nos Jogos Europeus Cracóvia2023, ao perder com o ucraniano Oleksandr Yefimenko na final em Myslenice.

A lutadora portuguesa Matilde Rodrigues conquista a medalha de prata na categoria de -57 kg de muaythai nos Jogos Europeus Cracóvia2023, depois de perder com a sueca Patricia Axling na final em Myslenice.

O português Miguel Frazão conquista a medalha de prata da competição de espada da esgrima dos Jogos Europeus Cracóvia2023, ao perder na final com o neerlandês Tristan Tulen por 15-10.

O português Marcos Freitas conquista a medalha de prata no torneio de singulares masculinos dos Jogos Europeus Cracóvia2023, ao perder por 4-3 na final ante o francês Felix Lebrun.

Julho

Dia 01

O Al Hilal, clube de futebol saudita, anuncia o regresso do treinador português Jorge Jesus.

O Rio Ave, da I Liga portuguesa de futebol, anuncia que Alexandrina Cruz foi eleita nova presidente do clube vila-condense.

Dia 02

A equipa portuguesa masculina de fosso olímpico conquista a medalha de bronze nos Jogos Europeus Cracóvia2023, com João Paulo Azevedo, Armelim Rodrigues e José Bruno Faria a somarem o 16.º pódio da missão na Polónia.

Dia 05

O Benfica anuncia o regresso do internacional argentino Ángel Di María 13 anos depois da saída da Luz.

Dia 06

O português Luís Castro é anunciado como novo treinador do Al Nassr, no qual alinha Cristiano Ronaldo.

Dia 09

O português Paulo Bento assina um contrato de três anos como treinador da seleção dos Emirados Árabes Unidos.

Dia 13

O português João Nuno Batista sagra-se campeão do mundo de triatlo em juniores, ao vencer a prova que se disputou em Hamburgo, na Alemanha.

Dia 15

O Inter Miami, dos Estados Unidos, oficializa a contratação do campeão mundial Lionel Messi.

Dia 16

O tenista espanhol Carlos Alcaraz, líder do ranking mundial, conquista Wimbledon pela primeira vez, depois de vencer na final o sérvio Novak Djokovic, número dois da hierarquia.

Dia 23

O nadador português Diogo Ribeiro, de 18 anos, conquistou a prata nos 50 metros mariposa do Campeonato do Mundo de Fukuoka, no Japão, dando a primeira medalha a Portugal em Mundiais.

O ciclista dinamarquês Jonas Vingegaard vence a 110.ª Volta a França.

Dia 27

Portugal vence pela primeira vez um jogo no Campeonato do Mundo feminino de futebol, ao bater o Vietname, por 2-0, com golos de Telma Encarnação e Kika Nazareth, em Hamilton, na Nova Zelândia.

Agosto

Dia 05

O triatleta português Ricardo Batista sagra-se campeão europeu de triatlo sprint, ao vencer a final da prova de elite nos Europeus que decorrem em Balikesir, na Turquia.

Dia 06

O ciclista português Iúri Leitão sagra-se campeão do mundo da disciplina olímpica de omnium, conseguindo em Glasgow um dos maiores feitos internacionais dos lusos na modalidade.

Dia 09

O Benfica conquista a sua nona Supertaça Cândido de Oliveira em futebol, ao vencer o FC Porto por 2-0, em jogo disputado no Estádio Municipal de Aveiro.

Dia 12

O português António Morgado conquista a medalha de prata da corrida de fundo sub-23 dos Mundiais de ciclismo de estrada, em Glasgow, na Escócia.

O Al Nassr, treinado pelo português Luís Castro, conquista a Taça dos Clubes Campeões Árabes de futebol, ao vencer a final diante do Al Hilal, de Jorge Jesus, por 2-1, com dois golos de Cristiano Ronaldo.

Dia 16

O Manchester City conquista pela primeira vez a Supertaça europeia de futebol, ao vencer o Sevilha, por 5-4, no desempate por grandes penalidades, após um empate a um golo no final dos 90 minutos.

Dia 20

A Espanha conquista o Campeonato do Mundo feminino de futebol pela primeira vez na sua história, ao vencer por 1-0 a Inglaterra, na final da competição, em Sydney. Nas celebrações, o presidente da Real Federação Espanhola de Futebol, Luis Rubiales, celebra com o polémico beijo na boca à capitã de equipa, Jenni Hermoso.

Dia 20

O ciclista suíço Colin Stüssi (Voralberg) conquista a 84.ª edição da Volta a Portugal em bicicleta.

Dia 25

O canoísta Fernando Pimenta conquista a medalha de bronze na prova de K1 500 metros dos Campeonatos Mundiais da Alemanha.

A equipa mista portuguesa de fosso olímpico formada por Maria Inês de Barros e João Paulo Azevedo sagra-se campeã mundial desta disciplina de tiro, ao bater na final, em ‘shot-off’, a equipa dos Estados Unidos.

O médio João Moutinho, segundo jogador mais internacional por Portugal, reforça o Sporting de Braga, tendo assinado um vínculo de uma época, até 2024.

Dia 26

O canoísta Fernando Pimenta conquista a medalha de ouro na prova de K1 1.000 metros nos Mundiais da Alemanha e com isso apurou Portugal para os Jogos Olímpicos de Paris2024.

Dia 27

Os canoístas João Ribeiro e Messias Baptista sagram-se campeões do mundo de K2 500 metros nos campeonatos de Duisburgo, na Alemanha, apurando-se para os Jogos Olímpicos Paris2024.

O canoísta Fernando Pimenta conquista a medalha de prata na prova de K1 5.000 metros dos Mundiais da Alemanha, o seu terceiro pódio em outras tantas provas em Duisburgo.

Dia 31

O canoísta português Fernando Pimenta sagra-se campeão do mundo de ‘short race’, especialidade de maratonas, em Vejen, na Dinamarca, revalidando o título conquistado em 2022 em Ponte de Lima, com José Ramalho em quinto.

Setembro

Dia 01

O Benfica conquista a Supertaça de futsal pela nona vez na sua história.

Dia 03

Os portugueses José Ramalho e Fernando Pimenta revalidam o título de campeões mundiais em K2 em canoagem de maratonas, em Vejen, na Dinamarca, depois de já terem vencido a competição em 2022, em Ponte de Lima.

O neerlandês Max Verstappen (Red Bull) vence o Grande Prémio de Itália de Fórmula 1 e estabeleceu em 10 o novo recorde de vitórias consecutivas na competição.

Dia 10

A seleção portuguesa sub-19 de futsal sagra-se campeã europeia da categoria pela primeira vez, depois de vencer na final a Espanha por 6-2.

Dia 11

Rui Pinto é condenado a quatro anos de prisão, com pena suspensa, no julgamento do processo Football Leaks.

Portugal consegue a maior vitória da sua história, ao golear o Luxemburgo por 9-0, em Faro, na sexta jornada do Grupo J de apuramento para o Europeu de futebol de 2024, agora a quatro pontos de distância.

Dia 13

Fernando Santos é demitido do cargo de selecionador da Polónia, depois de o treinador português somar três derrotas em seis jogos.

O Benfica conquista pela terceira vez a Supertaça feminina de futebol.

Dia 16

A atleta portuguesa Auriol Dongmo conquista a medalha de bronze na final da Liga de Diamante, que decorreu em Eugene, nos Estados Unidos, ao efetuar um lançamento de 19,92 metros.

Dia 17

O Benfica conquista a Supertaça feminina de futsal pela sétima vez consecutiva e reforçou o estatuto de recordista de troféus, com oito.

O Benfica conquista a Supertaça feminina de andebol pela quarta vez na sua história, ao vencer o Madeira SAD.

Dia 23

O campeão nacional Benfica conquista pela nona vez, e segunda consecutiva, a Supertaça António Livramento de hóquei em patins, ao vencer o Sporting de Tomar, que atuou em casa, por 4-1.

Dia 24

O Quinta dos Lombos, detentor da Taça de Portugal, conquista pela segunda vez a Supertaça feminina de basquetebol, ao vencer o campeão nacional GDESSA Barreiro.

A portuguesa Inês Barros sagra-se campeã europeia de tiro com armas de caça (trap), em Osijek, na Croácia, e conseguiu uma vaga para Portugal nos Jogos Olímpicos Paris20224.

A etíope Tigst Assefa bate recorde mundial feminino da maratona, ao vencer em Berlim em 2:11.53 horas, retirando mais de dois minutos à anterior melhor marca, da queniana Brigid Kosgei.

Outubro

Dia 01

O FC Porto conquista a Taça Continental de hóquei em patins pela segunda vez na sua história, ao vencer os espanhóis do Voltregà por 5-3, na final disputada na Catalunha.

Dia 04

O Campeonato do Mundo de futebol de 2030 vai ser organizado por Portugal, Espanha e Marrocos, anuncia a FIFA.

Dia 05

O Leixões conquista a sua quinta Supertaça feminina de voleibol, ao bater o Sporting por 3-0.

O Benfica conquista a Supertaça de voleibol pela 11.ª vez.

Dia 07

O piloto neerlandês Max Verstappen (Red Bull) sagra-se tricampeão mundial de Fórmula 1, no Grande Prémio do Qatar.

Dia 08

Portugal conquista a primeira vitória de sempre num Campeonato do Mundo de râguebi, ao vencer as Fiji por 24-23, em Toulouse, no jogo da última jornada do Grupo C.

O queniano Kelvin Kiptum bate o recorde do mundo da maratona, ao vencer a maratona de Chicago em 2:00.35 horas, menos 34 segundos do que a anterior melhor marca.

Dia 14

O piloto português Ricardo Teodósio (Hyundai i20) sagra-se campeão nacional de ralis pela terceira vez na carreira.

Dia 15

O Benfica conquista pela 10.ª vez consecutiva a Supertaça feminina de hóquei em patins.

Dia 22

Samuel Barata bate o recorde português da meia-maratona, ao tornar-se o primeiro luso a baixar da hora, correndo a distância em 59.40 minutos, em Valência, em Espanha.

Dia 26

A judoca Rochele Nunes conquista a medalha de ouro no Grand Slam de Abu Dhabi.

Dia 28

A África do Sul sagra-se campeã mundial de râguebi, após vencer a Nova Zelândia por 12-11, na final do Campeonato do Mundo de França2023, em Paris.

Dia 29

O piloto finlandês Kalle Rovanperä (Toyota Yaris) sagra-se bicampeão mundial de ralis, no Rali Centro Europeu.

Dia 30

O antigo presidente da Real Federação de Futebol Espanhola (RFEF) Luis Rubiales é suspenso por três anos de toda as atividades relacionadas com futebol, tanto a nível nacional como internacional, anuncia a FIFA.

O futebolista argentino Lionel Messi vence a Bola de Ouro pela oitava vez na carreira, aumentando o recorde de galardões de melhor do ano após uma época 2022/23 em que foi campeão do Mundo pela Argentina.

Novembro

Dia 03

A judoca Catarina Costa sagra-se vice-campeã europeia em -48 kg, naquela que foi a sua segunda prata em campeonatos Europeus, desta vez em final disputada em Montpellier.

Dia 06

O antigo ciclista Nuno Ribeiro, diretor desportivo da extinta W52-FC Porto, é suspenso por 25 anos pela Autoridade Antidopagem de Portugal (ADoP), por tráfico, administração e posse de substâncias e métodos proibidos na sequência do processo ‘Prova Limpa’.

Dia 13

A Federação Portuguesa de Râguebi (FPR) anuncia que Sébastien Bertrank deixou de ser selecionador de Portugal por solicitação do próprio treinador francês e com efeitos imediatos.

Dia 20

Pedro Proença, presidente da Liga Portuguesa de Futebol Profissional (LPFP), é nomeado para presidir à Associação de Ligas Europeias.

Dia 22

Rui Pinto, o português que esteve na origem do processo Football Leaks, é condenado a seis meses de prisão, com pena suspensa, pelo Tribunal Judiciário de Paris, por aceder ilegalmente a emails do Paris Saint-Germain.

Dezembro

Dia 03

O tenista português Nuno Borges conquista pela primeira vez o Maia Open, torneio do circuito Challenger, ao vencer na final o francês Benoit Paire.

Dia 06

Abel Ferreira sagra-se bicampeão brasileiro de futebol pelo Palmeiras, ao serviço do qual já soma nove troféus, entre os quais dois da Taça Libertadores.

Carlos Queiroz deixa a seleção do Qatar, após acordar a rescisão do contrato 10 meses depois da sua assinatura, e é substituído pelo espanhol Tintín Márquez.

Dia 17

O Sporting conquista a Supertaça masculina de andebol, 10 anos depois, ao vencer o Benfica.

O Conselho da FIFA anuncia que o Benfica e FC Porto vão participar na primeira edição do novo Mundial de clubes de futebol, de 15 de junho a 13 de julho de 2025, nos Estados Unidos.

Dia 20

O português Nuno Espírito Santo é anunciado como novo treinador do Nottingham Forest, regressando à Liga inglesa de futebol após passagens por Wolverhampton e Tottenham.

Dia 21

O Tribunal de Justiça da União Europeia considera contrária à legislação europeia a decisão da FIFA e da UEFA de proibir atletas e clubes de participarem em competições privadas.