PS e AD medem forças em Braga com José Luís Carneiro e Hugo Soares

0
446

José Luís Carneiro, principal adversário de Pedro Nuno Santos nas diretas de 15 e 16 de dezembro, vai encabeçar a lista do PS em Braga, onde a Aliança Democrática (AD) apostou em Hugo Soares, o secretário-geral do PSD e braço direito de Luís Montenegro, para liderar a candidatura num distrito que elege 19 deputados. Nas eleições de 2022, o PS ganhou no terceiro maior distrito do país e elegeu nove deputados. O PSD elegeu oito, o Chega e a Iniciativa Liberal elegeram um cada um .

O cabeça de lista socialista em Braga desdramatizou as divergências na constituição das listas de candidatos a deputados, salientando o “diálogo construtivo” que manteve com o secretário-geral, Pedro Nuno Santos. “Foi um diálogo construtivo que fortaleceu o PS. E o PS encontra-se agora mais forte para apresentar a sua proposta política ao país”, começou por referir. Interrogado sobre as tensões verificadas ao longo do processo de elaboração das listas de candidatos a deputados do PS, José Luís Carneiro respondeu: “Estes períodos têm os seus processos de escolhas locais, os processos de escolhas distritais”. “Nem sempre esses processos de escolhas locais e federativas ocorrem no espírito de cooperação, da boa colaboração. Mas feita essa opção distrital há depois os acertos que são realizados em diálogo do secretário-geral com as forças representativas dessas estruturas. Neste caso, também em diálogo comigo”, assinalou. Para José Luís Carneiro, esse “diálogo permitiu continuar com um esforço de fortalecimento do PS na sua pluralidade e na sua diversidade”. “Saímos hoje mais fortes”, concluiu. A lista do PS por Braga incluiu, em lugares elegíveis, Palmira Maciel, Pedro Sousa, Ricardo Costa,  Irene Costa, Gilberto Anjos, Eduardo Oliveira, Vânia Cruz, Hernâni Loureiro, Pompeu Martins, Joana Bastos, Nuno Martins, Nuno Barreto, Suzana Valente, Hugo Teixeira, Marta Maranhão, Pedro Costa, Anabela Alves e Susana Nunes.

Já Hugo Soares, actual secretário-geral do PSD e considerado o ‘braço direito’ do líder Luís Montenegro, foi secretário-geral da JSD e líder parlamentar do PSD, regressa à luta eleitoral depois de ter ficado fora das listas de deputados em 2019, por decisão da direção liderada por Rui Rio. O líder da Distrital do PSD de Braga, que pode estar a guardar-se para a candidatura às eleições europeias, considerou que a escolha de Hugo Soares para cabeça de lista da Aliança Democrática por Braga foi “acertada” e congratulou-se com facto de todos os candidatos a deputados pelo PSD por Braga serem oriundos do distrito. A lista liderada pelo advogado bracarense deixou de fora o anterior cabeça de lista, André Coelho Lima, e Firmino Marques, que abandonou a vice-presidência da Câmara de Braga para integrar a anterior lista.

A lista da AD por Braga inclui Ricardo Araújo, Clara Marques, Jorge Paulo Oliveira, Emídio Guerreiro, Ana Santos, Carlos Reis,  Carlos Cação, Cidália Abreu, Joaquim Barbosa. Durval Tiago Ferreira é primeiro candidato do CDS-PP na lista e ocupa o décimo lugar.