“Noite mágica e de muito glamour” torna Vila Verde no “epicentro do amor”

0
609

“Uma noite mágica e de muito glamour” é o que promete o Município de Vila Verde para a Gala Namorar Portugal, que decorre esta quarta-feira, Dia dos Namorados, um dos pontos altos da programação do Mês do Romance. A iniciativa integra a vigésima edição do Concurso Internacional de Criadores de Moda onde a arte do bordado dos Lenços dos Namorados é protagonista, servindo de inspiração aos 68 coordenados que irão desfilar, aliando a modernidade à tradição. 

A gala vai ser conduzida pela apresentadora Iva Lamarão e no palco instalado no Parque de Expansão Empresarial de Gême vão desfilar Luisinha Oliveira, Liliana Santos, Ana Andrade,  Rodrigo Paganeli, entre dezenas de manequins que vão mostrar os 68 coordenados desenhados pelos participantes do XX Concurso Internacional de Criadores de Moda Namorar Portugal, oriundos de diversos pontos de Portugal, Espanha e Hungria. Dos coordenados a concurso, 14 pertencem a instituições de ensino de Lisboa, Coimbra, Braga, Guimarães, Felgueiras, Fafe, Barcelos, e Vila Verde, bem como algumas de Espanha e Hungria. Dezasseis concorrentes participam a título individual. Participam ainda no desfile os estilistas Anabela Baldaque, Rafael Freitas e Nuno Gama.  A cantora Rita Guerra, acompanhada pela Orquestra Viv’Arte, vai animar a gala. 

“Este é o epicentro do amor. Todos os caminhos vêm dar a Vila Verde”, declarou Júlia Fernandes, presidente da Câmara Municipal de Vila Verde, destacando a parceria com a Aliança Artesanal uma vez que são as suas bordadeiras que assumem grande parte dos trabalhos de bordados dos coordenados que se apresentam no desfile. No entanto, a parceria com a Aliança Artesanal vai “muito além” da programação do Mês do Romance e a autarquia vila verdense não tem dúvidas que tem sido “crucial no processo de promoção e valorização dos Lenços de Namorados e da atividade associada de dinamização social, cultural e económica do território”, nomeadamente através da marca “Namorar Portugal”. 

As propostas de moda inovadoras e inspiradas na força e simbolismo das mensagens de amor da tradição secular do lenços dos Namorados vão ser avaliadas por um júri composto pelos estilistas Elsa Barreto, Rafael Freitas e Sylvie Castro, pelo empresário Abel Gonçalves e pela professora universitária Maria José Abreu. Os três primeiros vencedores recebem prémios pecuniários de 1000, 500 e 300 euros, patrocinados pelo Município de Vila Verde, Caixa de Crédito Agrícola e Associação Empresarial de Braga, respectivamente. O Prémio Revelação é patrocinado pelo  Instituto Português do Desporto e da Juventude, no valor de 300 euros e o Prémio Público pelo IBG, International Business Group, no mesmo valor. A Fotofelicidade patrocina o  Prémio Impacto Visual, no valor de 300 euros, o Prémio Stock Car atribui 250 euros e haverá ainda o Prémio Delta Cafés, com a entrega de um produto da marca. A Gala Namorar Portugal pode ser acompanhada através da transmissão em direto nos canais digitais do Município.