Morreu Manuel Fernandes, “um limiano de alma e coração”

0
375

Manuel da Silva Fernandes, figura bem conhecida de Ponte de Lima, faleceu aos 75 anos. Natural de Arcozelo, Manuel Fernandes foi membro da Assembleia de Freguesia e presidente da Junta. Foi durante o período em que foi autarca que Arcozelo foi elevada a vila e fez a geminação com a localidade francesa Les Martres de Veyre. Esteve ligado a várias associações sociais e desportivas, destacando-se o Arcozelo Futebol Clube, que presidiu na década de 90, do século passado.

Contabilista de profissão, Manuel Fernandes era também um comunicador nato. Foi colunista assíduo nos jornais “Alto Minho” e “Cardeal Saraiva”, onde expressou as suas opiniões e alertas sobre problemas da sua terra, e teve uma crónica semanal ao sábado na Rádio Ondas do Lima, órgão de comunicação que ajudou a fundar há quase 40 anos.

Manuel Fernandes foi um dos promotores da homenagem aos limianos que morreram nas guerras, dando origem ao Dia do Combatente Limiano. A sua ligação à causa dos antigos combatentes ficou ainda visível num livro que escreveu sobre a sua experiência na guerra colonial.  Nas redes sociais, várias pessoas têm manifestado pesar e prestado as condolências à família. “Partiu mais um amigo e um limiano de alma e coração”, expressou um internauta nas redes sociais.