Resulima avança com obras de 2,1 ME para reduzir cheiros no aterro de Paradela em Barcelos

0
446
A Resulima, empresa intermunicipal de tratamento de resíduos, abriu um concurso público para uma intervenção de 2,1 milhões que visa mitigar emissão de odores no aterro sanitário de Paradela, em Barcelos, distrito de Braga.

Os detalhes da empreitada, que foram publicados em Diário de República, contemplam “o fecho do biofiltro existente e passagem do ar pré-tratado por tratamento complementar”, numa intervenção avaliada em 1,55 milhões de euros, e a “cobertura dos tanques da estação de tratamento de lixiviados e envio do Ar para tratamento”, orçado em 550 mil euros.

Segundo o concurso, o intuito das intervenções é “a implementação de medidas adicionais de redução de emissões odoríficas nas fontes biofiltro e estação de tratamento de lixiviados da Unidade de Valorização de Resíduos (UVR) de Paradela”.

O prazo estabelecido para a realização das duas intervenções é de 225 dias, tendo os concorrentes de apresentar as suas propostas dentro de 30 dias.

Recorde-se que o equipamento, localizado na freguesia barcelense de Paradela, distrito de Braga, é gerido pela empresa Resulima, responsável pela recolha de resíduos nos municípios de Arcos de Valdevez, Barcelos, Esposende, Ponte da Barca, Ponte de Lima e Viana do Castelo.

O aterro entrou em funcionamento no início de 2022, mas, desde então, tem gerado a contestação dos habitantes das freguesias vizinhas, nomeadamente das limítrofes de Rates e Laúndos, no concelho da Póvoa de Varzim, distrito do Porto, que se queixam da presença de “um cheiro nauseabundo” na zona, apontando como causa a atividade do equipamento.

A Câmara da Póvoa de Varzim tem apresentado queixa a várias entidades sobre o funcionamento do aterro, tendo o presidente da autarquia já apontado que as intervenções que foram hoje a concurso público “não vão resolver o problema”.

“É necessária uma obra de fundo, que, de acordo com estudos já feitos, está avaliada em seis milhões de euros. Estas intervenções [hoje anunciadas] não são suficientes para a resolver o problema. A Câmara continuará a tomar todas as diligências para que esta questão seja resolvida e as populações recuperem a qualidade de vida”, garantiu Aires Pereira.