“Maioria dos atletas com sucesso no Juvalença são do projecto social”

0
783
O Judo Clube de Valença (Juvalença) é uma referência da modalidade a nível regional e nacional, com a obtenção de vários títulos nacionais e internacionais. No entanto, o maior título conquistado está relacionado com o projeto social do clube, que já levou ao estrelato da modalidade alguns miúdos que vieram de uma “realidade complicada” e Argentina Sousa, vice presidente do Juvalença, garante que, no concelho “ninguém deixa de praticar judo por não ter condições financeiras”.
Foi o amor que encaminhou Argentina Sousa para a Direcção do Judo Clube de Valença – Juvalença. No entanto, inicialmente, não foi o amor à modalidade, mas sim a um treinador, Rui Ferreira, que a convenceu a entrar no clube como atleta. Nunca tinha experimentado a modalidade, mas teve que cumprir a sua parte da “permuta”. “Ele ia comigo para o rancho folclórico e eu com ele para o judo”, gracejou. Assim foi. No entanto, a experiência correu melhor do que aquilo que esperava e, para além de praticar, também assumiu a função de treinadora, embora actualmente não esteja dar aulas por não ter um horário compatível. “No entanto, tenho curso assim como todos os treinadores do nosso clube”, frisou.
Para além das funções de atleta e treinadora, Argentina Sousa assumiu durante seis anos a presidência da Direcção do Juvalença e só abandonou o cargo de forma oficial porque a lei assim o exige, uma vez que se trata de uma associação juvenil. “Uma das regras é que a presidente da Associação não pode ter mais de 30 anos. Para cumprir, tive de sair de presidente e fiquei como vice-presidente”, explicou.
Criado em 1990, o clube tem dado cartas na modalidade e colecciona já um vasto repertório e medalheiro, não só em competições nacionais como internacionais. Organiza vários torneios, participa nos campeonatos nacionais e tem atletas na selecção nacional. Os praticantes são separados por idades para as aulas e o clube terminou o ano de 2023 com 219 federados. “Este ano já temos 180 atletas federados e contamos até final do ano superar o número do ano passado”, afiançou. Pela proximidade geográfica e pela dinâmica da Eurocidade, alguns dos atletas do Juvalença são espanhóis, a maioria de Tui.
LEIA A REPORTAGEM NA EDIÇÃO DESTA SEMANA DO “ALTO MINHO”