Vila Verde mostra o lenço e espalha mil cravos

0
473
A apresentação do Lenço dos Cravos, que está a ser bordado pelas bordadeiras da Aliança Artesanal e que será apresentado no dia 2 de abril, dá o pontapé de saída para a programações das comemorações do 25 de Abril, com um total de 25 iniciativas durante este mês. A comemoração dos 50 anos da Revolução dos Cravos motiva o prolongamento da programação, num total de mais de 50 iniciativas, organizadas em parceria com diversas entidades, destacando-se os mais novos e as novas gerações. 
Conferências, exposições, debates, concursos, documentários, concertos musicais, publicações e outras manifestações artísticas, educativas e culturais serão algumas das iniciativas incluídas na programação. Júlia Fernandes, presidente da Câmara Municipal de Vila Verde, reconheceu que o programa é “arrojado”, mas destacou o “trabalho em rede” de todos os parceiros, nomeadamente as escolas do concelho, a Academia de Música de Vila Verde, a Comissão Promotora de Homenagem aos Democratas de Braga, biblioteca municipal, entre outras entidades. “Podíamos ficar apenas pelo 25 de Abril, mas não era, de todo, a mesma coisa. Estamos a falar de 50 anos de Liberdade, de um marco histórico no nosso país”, frisou a autarca. 
O objectivo é que todo o concelho e toda a comunidade se “vistam de Abril” e, para isso, vai também contribuir a decoração temática das montras dos estabelecimentos comerciais, em parceria com a Associação Empresarial do Vale do Homem, e também a os espaços públicos, como os jardins e as rotundas, serão decorados com mais de mil cravos, que estão a ser elaborados pelas crianças nas escolas e serão colocados no dia 22 de abril. “O que queremos é que esta comemoração não seja indiferente a ninguém. Que, do mais pequenino ao mais velhinho, todas as pessoas consigam sentir que estamos a falar de um dos marcos mais importantes da história. E quem entra em Vila Verde vai sentir que aqui se respira abril”, sustentou a autarca. 
Na sua intervenção, Júlia Fernandes destacou a importância de “construir estas comemorações com os mais novos e as novas gerações” e destacou na programação a Assembleia Municipal Jovem, que decorre no dia 24 de Abril, altura em que também serão entregues aos alunos os prémios do concurso “Poemas de Abril”, e, no mesmo dia à noite e no dia seguinte, o musical dos 50 anos de Abril, a cargo da Academia de Música de Vila Verde e que envolve  a participação de 300 alunos. “É um programa onde todos vão poder participar e que chegará com toda a certeza a todas as famílias e a toda a gente, tendo em conta o envolvimento de todas as parcerias”, frisou. 
A exposição de fotografia “25 de Abril, quinta-feira”, da autoria de Alfredo Cunha, marcou o arranque das comemorações dos 50 anos do 25 de Abril em Vila Verde, assim como a exposição “Mulheres de Abril somos” e prolonga-se até ao final do ano, nomeadamente através do projecto “Aqui há cultura”, resultado de uma parceria entre a Escola Profissional Amar a Terra Verde e o Município de Vila Verde.  “As duas entidades, assumem esta organização como um dever cívico. Neste momento, existem na sociedade enormes bolsas de descontentamento, ou até ressentimento, e entendemos que temos a obrigação de ouvir as pessoas, promover o debate, o diálogo e a cultura”, frisou Arnaldo Varela Sousa, da Escola Profissional Amar a Terra Verde, enaltecendo a “qualidade” de todas as iniciativas, destacando a presença de algumas personalidades em várias conferências, nomeadamente Henrique Monteiro, José Manuel Fernandes ou José Pacheco Pereira.