“Qualquer mulher que sinta a nossa romaria pode concorrer e aspirar a ser a mordoma da Agonia”

0
265

O concurso do cartaz da Romaria d’Agonia vai este ano, pela primeira vez, abrir-se a todas as mulheres, dos 18 aos 35 anos, que sonham ser o rosto das festas de Viana do Castelo. “Qualquer mulher que sinta a nossa romaria pode concorrer e aspirar a ser a mordoma da festa. É uma inovação que introduzimos este ano, pensando em todas as jovens mulheres que alimentam este sonho”, afirma o presidente da VianaFestas, Manuel Vitorino, citado em um comunicado hoje enviado às redações.

O novo regulamento para conceção do cartaz da Romaria de Nossa Senhora d’Agonia prevê três fases até à seleção da mordoma, substituindo o modelo anterior, concurso público, em vigor desde 2011, que implicava a escolha de um conjunto autor, cartaz e mordoma.

“Sentimos que era a altura de evoluir para um novo modelo que permita a qualquer mulher manter o sonho de ser o rosto do cartaz da romaria, estando ou não associada a um fotógrafo ou designer, como acontecia até agora”, explica o presidente da VianaFestas, a entidade organizadora das festas da cidade.

A primeira fase, destinada a inscrições, que hoje se inicia e decorre até dia 30, está aberta a qualquer mulher que, para concorrer, terá de preencher um formulário de candidatura a enviar para a página oficial na Internet das festas d’Agonia.

Devem juntar duas fotografias de corpo inteiro, devidamente trajadas e ouradas, e um vídeo de apresentação com a duração máxima de 30 segundos.

Na segunda fase, as 20 candidatas finalistas a mordoma do cartaz da Romaria de 2024 serão apresentadas num evento aberto ao público, marcado para dia 17 de maio.

As mulheres devem apresentar-se “devidamente trajadas e ouradas”, sendo que “cada uma terá de explicar, a um júri, composto por elementos de diferentes áreas, os motivos pelos quais pretende ser o rosto do cartaz das festas”.

Na última fase, a Vianafestas e a Comissão de Festas da Romaria de Nossa Senhora d’Agonia vão convidar três ‘designers’ ou artistas para apresentarem, cada um, uma proposta, tendo como protagonista a mordoma selecionada.

A apresentação do cartaz oficial da romaria está prevista para 21 de junho.