Sara Correia e David Carreira na Romaria de Santa Marinha em Forjães

0
1379

Os concertos de Sara Correia e David Carreira são os destaques da programação da festa de Santa Marinha de Forjães, em Esposende, que se realiza entre 16 e 21 de julho. A dois meses da romaria, a comissão de festas de Santa Marinha de Forjães apresentou a programação no Auditório das Escolas Rodrigues de Faria.

No dia 13 de julho, realiza-se o concerto de abertura protagonizado pela Banda de Música da Força Aérea. O primeiro dia oficial da romaria, a 16 de julho, será marcado pela procissão de velas e a atuação de Augusto Canário e amigos. No dia seguinte, o destaque vai para a actuação da Banda de Música de Famalicão e da ARMAB (Banda da Branca). É, também, neste dia que ocorre o principal evento pirotécnico, com a grandiosa sessão de fogo piromusical.

O dia 18 de julho é dedicado à Santa Marinha e entre os vários eventos religiosos, realce para a majestosa e imponente procissão em honra da padroeira de Forjães, agendada para o final da tarde. São esperados milhares de romeiros oriundos não só da freguesia, como de locais mais longínquos e, obviamente, os emigrantes da terra. Nesse dia, as actuações filarmónicas serão da Banda Velha de Barroselas e da Banda de Golães de Fafe.

No dia 19 de julho, especial destaque para atuação da fadista Sara Correia. A primeira parte desse concerto estará a cargo do grupo musical Julic’O Verbo, composto essencialmente por elementos de freguesias do Vale do Neiva. A noite continuará com muita animação com os DJ’s.

Dia 20, haverá espaço para a tarde da família, dedicada não só aos mais novos, mas também aos restantes familiares, com diversas atividades, insufláveis, demonstração e workshop de dança a cargo da Flash Li Dance e, por fim, apresentação de uma peça de teatro. À noite, após a atuação da Tuna Masculina da Escola Superior Agrária de Ponte de Lima, atuará David Carreira, num espetáculo que se espera muito animado. Seguem-se os DJ’s e animação pela noite dentro.

Por fim, no domingo, dia 21, a festa termina numa vertente mais tradicional. Destaque para o festival “Vamos aos bombos” com gigantones, cabeçudos e vários grupos de bombos da região, e para o “Folclore na romaria” com quatro grupos folclóricos.

A comissão terminou a apresentação com um forte agradecimento à população de Forjães, patrocinadores, entidades autárquicas, associações e comissões anteriores. Também houve lugar a um agradecimento especial a todos aqueles que, embora não façam parte da comissão de festas, têm colaborado das mais diferentes formas, e também às famílias dos elementos da comissão atual.