Gil Vicente travou Famalicão

0
45

O Gil Vicente empatou sem golos no derby com o Famalicão. A equipa de Barcelos passou a somar quatro pontos na tabela e mantém-se invencível fora de casa. Os famalicenses cederam os primeiros pontos na I Liga, depois de terem vencido nas duas primeiras rondas, mas continuam sem sofrer golos.

Os barcelenses, que globalmente tiveram ‘sinal mais’, até criaram um maior número de chances, mas, além da falta de pontaria, ‘esbarraram’ no inspirado guardião famalicense, Carevic.

Já os famalicenses, que quebraram a sequência inicial de duas vitórias, mostraram coesão defensiva, ainda que só tenham sido verdadeiramente perigosos no segundo tempo e manifestando carências nos momentos-chave em frente à baliza.

Os gilistas, mesmo vindos de uma derrota (2-0) frente ao FC Porto, tiveram uma entrada audaz no jogo, desafiando o adversário com rápidas transições, pautadas com uma ameaça logo no minuto inicial, num remate de Santi García.

Algo surpreendidos com o atrevimento dos ‘vizinhos’, o Famalicão demorou um pouco a reagir e a ganhar presença na área contrária, e o melhor que conseguiu foi um remate de Elisor à figura de Andrew, guardião gilista.

Os ‘galos’ não se intimidaram e, a partir da meia-hora, estabeleceram-se como uma equipa mais perigosa, com Konan e Martín Fernández em destaque no corredor esquerdo. Os dois reforços mostraram recursos técnicos em duas jogadas individuais com remates a falhar por pouco o alvo, já depois de Luís Esteves ter protagonizado a melhor oportunidade da etapa inicial.

O médio ex-Nacional, agora ao serviço dos ‘galos’, obrigou Carevic a defesa apertada, aos 30 minutos, num remate de primeira à entrada da área.

O Famalicão ainda tentou responder em contra-ataque, mas o melhor que conseguiu foi um remate, por cima, de Gil Dias, já perto do intervalo.

No regresso do descanso, os barcelenses repetiram o embalo e vincaram o número de ameaças, com remates madrugadores de Luís Esteves e Pablo, para excelentes defesas de Carevic, e, mais tarde, num remate de Zé Carlos, por cima, quando tinha a baliza desimpedida.

Com esforço redobrado a defender, o Famalicão tentava responder em contra-ataque, vivendo de rasgos de alguns elementos, nomeadamente Gil Dias, que, aos 56 minutos, galgou quase todo o campo, mas na finalização atirou por cima.

O lance galvanizou os locais e, perante alguma quebra no ritmo gilista, foram-se aproximando da baliza de Andrew, que, aos 66, amarrou um cabeceamento de Elisor e, aos 73, viu um remate de Sorriso passar ligeiramente ao lado.

Os minutos finais foram de impasse, sem que as duas equipas conseguissem fazer a diferença, embora o Famalicão estivesse muito perto de ‘desatar o nó’, já nos descontos, num remate acrobático de Sorriso que saiu ao lado, com a baliza à mercê.

O Gil Vicente recebe o Moreirense, que soma todos os jogos por vitórias, na próxima sexta-feira, às 20,15 horas.