Mítica Rampa da Falperra com “plantel de luxo” espera milhares de espectadores

0
223

A 41ª edição da Rampa Internacional da Falperra, prova rainha do europeu da montanha, arranca a 6 de Maio, trazendo a Braga milhares de aficionados do desporto automóvel.

Depois do sucesso do FIA Hill Climb Masters, evento que se se disputou no ano transacto e que, segundo um estudo de impacto económico realizado pela Escola de Economia e Gestão da Universidade do Minho, teve um retorno financeiro superior a 4,5 milhões de euros, Braga volta a receber uma das mais espectaculares provas do automobilismo nacional e internacional. Este ano a Rampa promete reunir um “plantel de luxo” esperando cerca de 150 mil espectadores. 

Uma prova que, segundo Ricardo Rio, presidente da Câmara Municipal de Braga, é já um “cartão de visita da cidade” e vem dar continuidade aos grandes eventos desportivos que Braga tem realizado ao longo dos últimos anos. “Esta é uma das mais emblemáticas provas do automobilismo internacional e mais uma oportunidade para mostrarmos ao mundo a nossa capacidade e competência para fazermos deste evento mais um sucesso a todos os níveis. Somos um palco de excelência e a Cidade não pode ficar alheia aos milhares de espectadores que tornam esta uma prova única, tanto para quem assiste como para quem a disputa”, referiu o autarca durante a apresentação da prova que decorreu no Salão Nobre dos Paços do Concelho.

Felicitando o Clube Automóvel do Minho (CAM) pelo trabalho que tem desenvolvido em prol do desporto automóvel, particularmente pelo seu esforço e dedicação para que a Rampa da Falperra continue a ser uma das mais representativas provas do automobilismo internacional, Ricardo Rio destacou o “enorme alcance social da prova, espelhado e quantificado no excepcional trabalho de Paulo Mourão e António Azevedo, através do estudo de impacto mediático e económico ao Masters da FIA de 2021”. “Um estudo de grande importância e que devia ser replicado em outros contextos e eventos”, referiu.

Esta é uma prova organizada pelo CAM, com a chancela da FIA e da FPAK – Federação Portuguesa de Automobilismo e Karting. Rogério Peixoto, presidente do Clube Automóvel do Minho, acredita que estão reunidas todas as condições para que esta prova supere os números do Masters da FIA em 2021. “Esperamos, como sempre, e aproveitando o balanço do Masters realizado o ano passado, tentar fazer uma edição da Rampa da Falperra ainda melhor, evoluindo as condições de hospitalidade e de conforto oferecidas tanto ao público como aos pilotos. Faço votos para que o evento continue a ser uma grande festa, tenha um elevado nível competitivo e corra tudo bem, sem incidentes, com o público a colaborar no cumprimento das normas de segurança”, referiu Rogério Peixoto, presidente do CAM.

A prova terá transmissão live streaming fruto da parceria tecnológica com a Altice Portugal e ao longo do traçado serão colocados ecrãs para que os espectadores possam assistir a todas as emoções da prova. Os espectadores terão 11 zonas de peão espalhadas por todo o perímetro, algumas das quais com acesso pago e ainda duas zonas de bancada. Uma parte da receita dos bilhetes, revertem a favor da APAV – Associação Portuguesa de Apoio à Vítima.

As verificações técnicas, à semelhança do sucedido no Masters, vão decorrer no Sameiro, tal como a cerimónia final de entrega de prémios, que será na Cripta. Quanto aos participantes, a organização prevê cerca de 150 pilotos, estando prevista a presença, além dos portugueses do Campeonato de Portugal de Montanha, das principais “estrelas” do Campeonato da Europa, entre as quais o italiano Christian Merli, que é o campeão absoluto em título e foi o vencedor da primeira prova desta época, em França.