“É da mais elementar justiça que o futuro deste edifício seja totalmente gerido pelo IPVC”

0
199

A Escola Superior de Desporto e Lazer (ESDL), em Melgaço comemorou 10 anos e recebeu como “prenda” a entrega do seu actual edifício por parte da Câmara de Melgaço. 

“Dez anos de Escola superior de Desporto e Lazer é o mesmo que dizer que tem sido uma longa caminhada de afirmação para o IPVC que apostou nesta oferta formativa pioneira e de grande qualidade. É para nós uma honra formalizar a entrega do edifício, onde a ESDL se encontra, ao IPVC.  É da mais elementar justiça que o futuro deste edifício seja totalmente gerido pelo IPVC”, justificou o presidente do Município de Melgaço, Manoel Batista, na cerimónia de aniversário que contou com a presença do secretário de Estado da Ciência Tecnologia e Ensino Superior . 

Pedro Bezerra, diretor da ESDL-IPVC, recordou o nascimento do “projeto arrojado ESDL” traçando a sua evolução ao longo de uma década e apontou caminhos para o futuro que passam pelo aumento da oferta formativa, em mestrados e licenciaturas.

“Há falta de profissionais de Educação Física, e muito em breve o país vai-se debater com esse problema. Assim lanço o desafio para que seja equacionada a possibilidade da ESDL poder ter esse curso de Licenciatura, uma vez que tem quadros altamente qualificados para o efeito, e desta forma começar a formar profissionais nesta área”, defendeu.

Carlos Rodrigues, presidente do IPVC, sublinhou a importância do “ombro amigo” que tem sido a parceria com a Câmara Municipal de Melgaço, no crescimento e afirmação da ESDL. “Deixo um agradecimento público à Câmara de Melgaço pelo apoio incondicional para afirmar todo este sucesso. A construção deste edifício e a sua disponibilização, por 50 anos, foram essenciais. O apoio com a disponibilização de todas as infra-estruturas desportivas existentes para que a escola possa exercer as suas atividades”, enalteceu. 

O presidente do IPVC aproveitou a presença do secretário de Estado da Ciência Tecnologia e Ensino Superior, João Sobrinho Teixeira, para recordar e voltar a pedir que o Governo autorize os Instituto Superiores Politécnicos a conferir o Grau de Doutoramento assim como a alteração do nome de “instituto” para “Universidades Politécnicas”.

 

Plataformas de Mecenato Social e Académico

No 10º aniversário foi também o momento para a Escola Superior de Desporto e Lazer rubricar protocolos de mecenato social com diversas instituições e empresas que vão auxiliar os estudantes mais “desfavorecidos” na prossecução dos seus estudos, ao “assegurar o pagamento de propinas, alojamento e alimentação”. 

Já no âmbito do Mecenato Académico foi assinado um protocolo com a ICA Canoying com o objetivo de dar um novo estímulo à produção científica de qualidade numa área muito específica como é o Desporto de Natureza, através do financiamento da propina aos alunos de mestrado desta área que desenvolvam dissertações académicas tendo o Canyoning como objeto de estudo.

 

Reforço do alojamento

O diretor da Escola e o presidente da Câmara Municipal anunciaram ainda novas parcerias para assegurar um aumento de camas para estudantes e professores visitantes. A requalificação de uma antiga escola e uma nova parceria vão, muito em breve, traduzir-se num reforço do alojamento para os estudantes da ESDL.