Confinamento na Galiza termina no domingo

0
166

O presidente da Junta da Galiza, Alberto Núñez Feijóo, acaba de anunciar o fim do confinamento e do recolher obrigatório na região a partir de domingo, data a partir da qual termina estado de emergência espanhol.

O anúncio do governante espanhol foi feito em conferência de imprensa no final de uma reunião do comité clínico que faz o acompanhamento da situação epidemiológica da covid-19 na região, depois de, na segunda-feira, o vice-presidente daquele organismo ter alertado que, apesar da reabertura das fronteiras terrestes em Portugal, a região autónoma espanhola permanecia em confinamento, pelo que as deslocações tinham “de ser justificadas”.

“A partir do dia 9, qualquer pessoa de qualquer lugar pode vir à Galiza, sendo de Portugal ou de qualquer outra comunidade”, afirmou Alberto Núñez Feijóo.

No encontro com os jornalistas, o governante esclareceu que “os municípios que se encontrem em risco máximo de transmissão da doença causada pelo SARS-CoV-2 permanecem-se em confinamento municipal e com recolher obrigatório a partir das 23:00”.

A Junta da Galiza vai solicitar junto do Tribunal Superior de Justiça da Galiza uma autorização judicial que mediante aprovação será aplicada automaticamente a todos concelho que se encontrem em risco máximo ou seja, com incidências cumulativas de mais de 500 casos por 100.000 habitantes (14 dias) e 250 casos por 100.000 habitantes (7 dias).

Atualmente, existem cinco municípios nesta situação: Padrón, Cambados, Vilanova de Arousa, Cualedro e Laza.

Para os setores de restauração de hotelaria, Alberto Núñez Feijóo anunciou o alargamento do horário de funcionamento dos bares e cafés para as 23:00 e os restaurantes podem encerrar à 01:00 da manhã.

O presidente da Junta destacou ainda “a proibição de ajuntamentos de pessoas que não pertencem ao mesmo agregado familiar, desde as O1:00 às 06:00.

O governante galego disse ainda que a “evolução” da pandemia em “centros sociais e de saúde é muito promissora”, tendo anunciado mais medidas no sentido de ser retomada a normalidade de funcionamento destas estruturas.