Fernando Pimenta distinguido pela excelência desportiva e Iúri, Messias e João Ribeiro reconhecidos pelos títulos mundiais

0
565

Os canoistas Fernando Pimenta, João Ribeiro e Messias Baptista, e o ciclista Iúri Leitão foram distinguidos na gala dos prémios do Comité Olímpico de Portugal (COP). Os atletas minhotos foram reconhecidos pelos títulos mundiais alcançados esta época, com destaque para Fernando Pimenta que, além do Prémio Campeões do Mundo, recebeu o Prémio Excelência Desportiva. “Fico muito feliz por mais uma vez conseguir este prémio, a primeira vez que consegui um prémio do COP foi em 2007, como jovem esperança, e depois a Excelência Desportiva com o meu colega Emanuel Silva, pela medalha olímpica em 2012. Para mim, é sempre muito importante e motivador. Agradeço ao Comité Olímpico e ao meu treinador. Boa sorte a todos os atletas que estão a apurar para Paris. Aqueles que já conseguiram, bom trabalho e vemo-nos lá”, comentou o vice-campeão olímpico.

Além de Fernando Pimenta, que foi campeão do mundo em K1 1000 m, o Prémio Campeões do Mundo foi atribuído a João Ribeiro e Messias Baptista, campeões do Mundo de Canoagem, na prova de K2 500, em Duisburgo, Alemanha, e ainda a Iúri Leitão, campeão do Mundo de Ciclismo de pista, na disciplina de Omnium, em Glasgow, Escócia.

“É um orgulho enorme ser campeão do Mundo. Fui-o em 2013 e voltei a sê-lo dez anos depois, com a diferença de agora a distância ser olímpica. Estamos a trabalhar para que em Paris sejamos a nossa melhor versão”, reagiu João Ribeiro.

“É uma honra receber esta distinção. Quero agradecer ao COP, em especial ao presidente José Manuel Constantino, pela confiança que tem nos atletas portugueses”, afirmou Messias Baptista.

“É muito difícil chegar a este patamar e é impossível chegar aqui sozinho. Não foi à toa que o nosso selecionador esteve aqui a receber o Prémio Mérito Desportivo”, completou Iúri Leitão.