IMI familiar em Caminha permite dedução máxima de 70 euros 

0
205

O presidente da Câmara Municipal de Caminha, Miguel Alves, vai propôr na reunião de Câmara de quarta-feira, dia 17, a aplicação do IMI familiar que permite às famílias com filhos usufruírem de uma dedução fixa até ao máximo de 70 euros.

De acordo com a proposta enviada a todos os vereadores, um agregado com um dependente a seu cargo poderá deduzir 20 euros do IMI a pagar, um agregado com dois filhos deduzirá 40 euros e um agregado com três ou mais filhos beneficiará de uma dedução de 70 euros no final do ano. “Esta medida justifica-se pela necessidade de encontrarmos novas fórmulas de apoio financeiro às famílias para além dos apoios que damos em situação de emergência ou com o pagamento dos transportes e diversas despesas escolares. Gostava de poder ir mais longe, de apoiar ainda mais as famílias do concelho de Caminha, mas a situação financeira do Município é ainda muito difícil e não nos permite dispor de mais receita, que é necessária para sustentar a atividade municipal” confessa o autarca. 

“Não podendo baixar o IMI para todos, optamos por dar prioridade às famílias com dependentes a seu cargo na senda do que foram os compromissos assumidos na última campanha eleitoral”, complementou. 

A Câmara Municipal vai debater ainda uma proposta de aplicação da taxa de 0.8% para prédios rústicos e 0,45% para prédios urbanos que contempla também uma redução de 50% quando aplicada a prédios classificados como de interesse público, valor municipal ou património cultural, nos termos da legislação em vigor.

Na reunião de Câmara que terá lugar na próxima semana, estarão também em discussão propostas para a taxa variável do IRS, a Derrama e a taxa municipal de direitos de passagem em linha com os anos anteriores.