D. Anacleto Oliveira abre porta jubilar no Santuário da Peneda

0
230

O bispo de Viana do Castelo vai presidir esta quarta-feira, pelas 11h00, à abertura da porta jubilar do Santuário de Nossa Senhora da Peneda, na freguesia da Gavieira, Arcos de Valdevez, que está a celebrar 800 anos de culto.

Para a celebração de abertura da porta jubilar foi recuperada uma ala do santuário, criando um espaço dedicado ao sacramento da reconciliação. Por causa da pandemia, a novena vai ser “reduzida” à oração de Laudes e à Missa, às 10h00, e à oração de Vésperas e do Rosário, às 17h00.

A partir do dia 5 de agosto, os fiéis, visitantes e turistas vão poder observar uma cronologia do Santuário de Nossa Senhora da Peneda e espaços envolventes, de 1220 a 2020. A Confraria da Senhora da Peneda divulga também que durante o mês de agosto vão celebrar a Eucaristia às 12h00, após “um tempo dedicado à reconciliação” e assinala que “em tempo de pandemia” as celebrações festivas são reduzidas ao culto no interior do santuário, cumprindo as regras da DGS – Direção Geral de Saúde e da Conferência Episcopal Portuguesa.

No dia 8 de setembro, o bispo de Viana do Castelo vai presidir também à Missa no local, a partir das 11h00. Estão também previstas iniciativas de âmbito cultural no contexto dos 800 anos de culto a Nossa Senhora da Peneda, como a inauguração de um espaço informativo e interativo para promover o concelho, realizadas pelo Comissariado para a Confraria e do Município de Arcos de Valdevez.