“Poços a céu aberto colocam em risco pessoas e animais em Esposende”

0
709

A Associação Cidadãos de Esposende lançou um alerta para a existência de vários poços a céu aberto no concelho, “sem qualquer vedação ou sinalização para prevenir acidentes”. “Esta situação coloca em risco a vida das pessoas e dos animais em Esposende”, frisa.

Em comunicado acompanhado por várias fotos de poços destapados, a Associação refere que tomou conhecimento de um acidente, ocorrido recentemente num destes poços, que provocou a morte a um cão e deixou a sua família em sofrimento. “A Associação não quer que amanhã seja notícia a morte de uma criança, pelo que alertou várias entidades nacionais para que intervenham nesta situação”, sustenta.

A Associação pretende que as entidades responsáveis apurem quantos poços existem a céu aberto em Esposende e a legalidade dos mesmos, “tendo conhecimento de pelo menos sete locais onde existem poços sem qualquer segurança mas que podem chegar às dezenas espalhados por todo o concelho”.

“Não se entende que em pleno 2021, sendo Esposende um concelho que pretende ser uma referência a nível de turismo e de inovação, se verifiquem situações destas e que se tenha de lamentar a morte de um animal para que sejam tomadas medidas. A Associação teve conhecimento dos poços a céu aberto no dia 9 de março e no mesmo dia já iniciou os contactos com diferentes entidades nacionais para que esclareçam a legalidade dos mesmos e apurem responsabilidades”, garantiu.

A Associação apelou ainda aos esposendenses para que denunciem estas situações, através do endereço de e-mail institucional Geral@Esposende.org ou da plataforma de alertas que a associação dispõem ao serviço da comunidade local, www.AlertaCidadao.pt, sendo importante a contribuição dos cidadãos para evitar futuras tragédias em Esposende.

A Associação realça que foi depois dos alertas que fez em relação a problema de segurança na ponte  D. Luís Filipe, que a Infraestruturas de Portugal interveio na recuperação total do passadiço. “Foi também por intervenção desta associação que terminou uma extração ilegal de areias nas dunas de Esposende”, terminou.