Mais de 200 inscritos para o primeiro congresso europeu de celebrações da Semana Santa e Páscoa

0
185

A Rede Europeia das Celebrações da Semana Santa e Páscoa vai promover, nos dias 12 e 13 de março, o 1º Congresso “Semana Santa, um Património Comum”. A iniciativa decorrerá em formato online e visa “abordar a Páscoa na Europa numa perspetiva global, procurando destacar os elementos históricos e rituais partilhados, bem como o estudo da validade das celebrações da Páscoa a nível europeu”. Até à data, registaram-se cerca de 200 participantes de diferentes nacionalidades, a maioria em Itália, Portugal e Espanha.

O evento será dividido em cinco áreas temáticas: a Páscoa como património europeu comum; História e a Antropologia da Páscoa na Europa; manifestações artísticas; o impacto da Páscoa no campo do turismo e o papel da colaboração; e do intercâmbio que a criação de uma rede europeia poderia desempenhar.

A programação contará com a participação de nove oradores de três países, ministrados por professores de diferentes universidades, como os de Sevilha, Palermo, Granada ou Valladolid, entre outros, e especialistas na área das diferentes instituições, bem como a apresentação de 23 comunicações de especialistas na tradição da Páscoa e Páscoa dos diferentes países que compõem esta Rede Cultural.

Os eventos de abertura e encerramento do congresso contarão ainda com a participação de representantes da Unesco, do Ministério da Cultura de Espanha, do Instituto Europeu de Itinerários Culturais e de uma representação dos países que têm presença na Rede.

O 1º Congresso “Semana Santa, um Património Comum” conta já com cerca de 200 participantes, mas as inscrições permanecem abertas através do site www.congresosemanasanta.eu e são gratuitas.