Dezenas de animais mortos em poços a céu aberto em Esposende (COM VIDEO)

0
361

A Associação de Cidadãos de Esposende quer apurar o número total de poços a céu aberto que existem em Esposende depois de ter sido “inundada” com imagens e vídeos nos quais se vêem dezenas de animais mortos dentro dos poços. 

“A associação já tinha alertado para a existência de 432 poços numa união de freguesias em Esposende, mas depois de receber as imagens e vídeos chocantes a associação pretende apurar quantos são no total os poços a céu aberto no concelho de Esposende”, informou a associação num comunicado acompanhado pelas imagens e vídeos dos animais mortos. “Não se pode admitir que dezenas de animais tenham uma morte lenta em poços ilegais que se sabe estão espalhados por todo o concelho, isto deve terminar, é preciso assumir uma postura diferente e passar para o terreno solucionando um problema que se arrasta há demasiado tempo”, alertam os responsáveis da associação. 

Depois de ter feito queixa junto do SEPNA da GNR, a associação informou que procedeu a queixa junto da IGAMAOT, da Comissão Europeia e da World Animal Protection, “pretendendo assim que várias entidades nacionais e internacionais tenham conhecimento da dimensão do problema que já tirou a vida a pessoas e animais e que até aos dias de hoje não teve uma intervenção de fundo que possibilite uma resolução definitiva”. 

“O tempo de esperar terminou, é hora de agir, de defender a população e os animais das “armadilhas”existentes e é hora de apurar responsabilidades. Não se entende que um concelho que recebe milhares de visitantes, que pretende ser uma referência em turismo tenha nos dias de hoje centenas de poços ilegais projetando uma imagem negativa a nível nacional”, lamenta.

 

VÍDEOS ENVIADOS PELA ASSOCIAÇÃO: