Mercadona celebra o Dia Internacional do Celíaco com campanha de sensibilização

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A Mercadona iniciou uma campanha a pensar nos clientes que têm doença celíaca ou sensibilidade ao glúten através de acções de sensibilização da sociedade para esta doença, destacando o sortido sem glúten que conta sempre com toda a informação nas embalagens. A campanha culmina amanhã, 16 de maio, Dia Internacional do Celíaco. 

“Actualmente, a empresa possui em Portugal uma ampla variedade de produtos sem glúten, contando com cerca de 700 produtos livres desta proteína no seu sortido, claramente identificados nas embalagens através de um selo exclusivo”, frisa a Mercadona. Assim, a presença de algum alergénio é destacada na lista de ingredientes, o selo Sem Gluten é incluído sempre que o produto é adequado para celíacos e o fabricante do produto e o nome da empresa são sempre identificados, oferecendo a máxima transparência ao “Chefe”. Além disso, a empresa oferece um serviço gratuito de apoio ao cliente para canalizar dúvidas e sugestões, encaminhando-as diretamente para os especialistas e fabricantes dos produtos.

De acordo com a Associação Portuguesa de Celíacos, estima-se que a doença afete 1 a 3% dos portugueses, no entanto, entre 10 e 15 mil casos já foram diagnosticados, sendo uma doença largamente subdiagnosticada, já que se estima que o número real de celíacos possa oscilar entre os 70.000 e os 100.000 em Portugal.

Em Portugal, a Mercadona mantém um compromisso importante com a comunidade celíaca e, para o reforçar, assinou em 2020 um acordo com a Associação Portuguesa de Celíacos. 

Esta colaboração visa desenvolver ações conjuntas com a finalidade essencial de formar e informar o consumidor celíaco e os seus familiares, promovendo o direito dos consumidores à informação e sensibilizando a sociedade para as características da doença celíaca. Com este acordo, a Mercadona e a APC estabelecem uma relação de apoio e diálogo constante e partilha de informação de forma bidirecional. Além disso, em abril deste ano, a Mercadona assinou um protocolo de colaboração com a DECO (Associação Portuguesa Para a Defesa do Consumidor), focado na satisfação integral dos seus “Chefes” (clientes), e que ajudará a reforçar o trabalho desenvolvido em conjunto por ambas as organizações e a materialização de ações formativas e informativas em benefício do consumidor.  

Mais informação sobre a doença celíaca na página da APC: https://www.celiacos.org.pt/