Pintomeira apresenta “Retrospectrum” em Viana

1
301

Os Antigos Paços do Concelho de Viana do Castelo têm patente até 31 de julho a exposição  “Retrospectrum” do artista plástico Pintomeira. A mostra apresenta as últimas obras do artista, Cutouts I e Cutouts II, e está disponível para visita gratuita. 

Nascido em Deocriste, Pintomeira entrou, em 1957, no Seminário de Braga, onde permaneceu até 1962. Em 1965 terminou os seus estudos liceais e decidiu abandonar a formação em arquitetura, tendo optado pela pintura. Em 1966 fez a sua primeira exposição na então existente Galeria Divulgação, em Viana do Castelo.

Entre 1967 e 1971 esteve em Lisboa e frequentou um atelier coletivo na Mouraria, onde fez algumas exposições e conviveu com Mário Cesariny, Cruzeiro Seixas e Raul Peres, pintores do movimento surrealista português. Viveu em África, em Paris e em Amesterdão. Desde 1966 e até à atualidade Pintomeira tem no seu currículo mais de uma centena de exposições individuais, em Portugal e no estrangeiro. Entre 1971 e 2018 participou em várias exposições coletivas, bienais e feiras de arte, em Portugal e em vários estados europeus. Está representado em várias coleções institucionais, coleções públicas e privadas em diversos países da Europa, nos Estados Unidos da América, Israel, Canadá e Brasil.