Valença recebeu fórum do “Plano Nacional das Artes”

 

O Auditório da ESCE Valença recebeu o Fórum “Plano Nacional de Artes”, uma iniciativa da Comunidade Intermunicipal do Alto Minho (CIM Alto Minho), em parceria com o Centro de Formação do Vale do Minho e a colaboração dos Municípios de Valença e Monção. 

“Estes projetos são uma aposta na criatividade em ação, nas suas múltiplas expressões e servem para fomentar a colaboração entre todos, proporcionando uma escola mais inclusiva e integradora e reforçando, assim, o sentido de pertença e um curriculum mais integrador, tudo contribuindo para uma melhor capacitação e formação dos nossos jovens”, referiu o vereador da Educação da Câmara Municipal de Valença, Arlindo Sousa

 O fórum contou, ainda, com as intervenções de Jorge Fernandes, diretor Centro de Formação Vale do Minho, de Olinda Sousa, diretora do Agrupamento de Escolas Muralhas do Minho e de Sara Brighenti, subcomissária do Plano Nacional das Artes.

 Desenvolvida pelas áreas governativas da Cultura e da Educação, o Plano Nacional das Artes (PNA) tem como objetivo tornar as artes mais acessíveis aos cidadãos, em particular às crianças e aos jovens, através da comunidade educativa, promovendo a participação, fruição e criação cultural, numa lógica de inclusão e aprendizagem ao longo da vida. Pretende incentivar o compromisso cultural das comunidades e organizações e desenvolver redes de colaboração e parcerias com entidades públicas e privadas, designadamente, trabalhando em articulação com os planos, programas e redes pré-existentes.

Para além da apresentação do Plano Nacional das Artes foram dados os exemplos das iniciativas em curso, em Valença, pelos intervenientes dos projetos Mutante, Recriarte, Agitarte, Ponte nas Ondas e Cultura para todos. Iniciativas estas que envolvem o Município de Valença, o Agrupamento de Escolas, a Academia de Música Fortaleza de Valença, a companhia de teatro Comédias do Minho e a CIM Alto Minho.

 O Fórum enquadrou-se na iniciativa “Criatividade em Ação”, no âmbito do projeto “+REDE” – Coordenação, dinamização, acompanhamento e monitorização transversal do PIICIE – “Alto Minho – School4All”, financiado pelo PO Norte 2020.