Dupla de designers vianenses cria jóias sustentáveis para exposição no MAAT

0
349

Lia Gonçalves, designer de jóias natural de Vila de Punhe, e Silvia Araújo, designer e investigadora na área de moda natural de Cardielos, criaram uma coleção de jóias exclusiva que pode ser vista no Museu de Arte, Arquitetura e Tecnologia (MAAT), em Lisboa. As peças da linha exclusiva de joalharia da coleção ENSAIO resultaram de um desafio lançado pelo MAAT e pela Associação Portuguesa de Ourivesaria e Relojoaria e integram a mostra “Portuguese Jewellery X MAAT: Rethink. React. Reshape”.

“O objetivo é sensibilizar para a emergência da ação climática e da moda sustentável através da adoção de conceitos de produção e materiais mais sustentáveis”, explicam as autoras.

 

As peças da coleção ENSAIO misturam prata reciclada, obtida através do reaproveitamento de peças usadas, e celulose bacteriana, um polímero natural, biodegradável e renovável, que pode ser produzido e otimizado em laboratório para diferentes aplicações, desde a moda aos cosméticos, passando pelo setor alimentar e até na medicina. A ideia, revelam, é lançar o repto de que “no design, como na natureza, nada se perde, tudo pode ser transformado”.

“Neste caso, o que acontece é que a celulose é usada como complemento estético, mas, devido às suas características, acaba por se degradar naturalmente com o uso da jóia. Esta dimensão é imprevisível e permite que a peça adquira novos desenhos à medida que é manuseada pelo usuário. É um processo de co-criação”, destaca Lia Gonçalves, licenciada em design de joalharia na ESAD, onde também fez o mestrado em Design de Produto.

Já para Sílvia Araújo, licenciada em Design de Moda pela Universidade da Covilhã que está a realizar um doutoramento em torno da aplicabilidade da celulose bacteriana ao design de moda, “mais do que testar uma via de investigação, este convite foi uma oportunidade para criar pontes e promover soluções criativas para o futuro”.  As peças assinadas pela dupla de vianenses permanecerão no MAAT durante um ano, onde terão também venda exclusiva.

A mostra “Portuguese Jewellery X MAAT: Rethink. React. Reshape” reúne, no total, seis marcas nacionais de joalharia que trabalharam em parceria com outros criadores, com o intuito de aliar o metal a outros materiais num conceito upcycling. Todas as propostas em exposição foram desenvolvidas em exclusivo para a iniciativa.

Embora tenha começado por contactar com o mercado da filigrana, Lia Gonçalves baseia o seu trabalho numa abordagem contemporânea à joalharia de autor, com inúmeras presenças em eventos, feiras de projeção internacional e lojas de autor em Portugal e no estrangeiro. Em 2021, para assinalar 10 anos da marca homónima, abriu o seu primeiro espaço físico de venda ao público em Viana, onde também reside e tem o seu atelier. É a primeira concept store na cidade inteiramente dedicada a criadores nacionais de joalharia contemporânea.