Feira Internacional de Turismo de Madrid conheceu o Rio Minho como “destino turístico único e diferenciador” 

0
188

O projeto “Rio Minho: Um Destino Navegável” foi apresentado na Feira Internacional de Turismo de Madrid (FITUR). O objetivo deste projecto, que envolve as duas Eurocidades, Valença-Tui e Monção-Salvaterra, é posicionar o Rio Minho como um destino turístico único e diferenciador.

Além dos quatro autarcas envolvidos no projeto, marcaram presença o vice-presidente da Junta da Galiza, Alfonso Rueda, e o presidente do Turismo do Porto e Norte de Portugal, Luis Pedro Martins. 

“Ver Valença desde o rio, através desta rota, permite uma panorâmica com uma beleza única, onde pontifica desde logo a Fortaleza de Valença, uma das principais fortificações militares da Europa, construída no século XVII, com cerca de 5,5 Km de perímetro amuralhado. Um ponto de encontro de história, património, tradições, comércio e gastronomia que tornou a Fortaleza de Valença candidata a Património Mundial da UNESCO”, afirmou o presidente da Câmara de Valença, José Manuel Carpinteira. 

O projeto “Rio Minho: Um Destino Navegável” tem como finalidade a concretização de um conjunto de medidas, iniciativas e atividades, focadas na atratividade e sustentabilidade do rio Minho, como um destino turístico transfronteiriço de excelência.

O objetivo é preservar a envolvente ambiental e fortalecer a componente turística neste território único e diferenciador. Mas não só. Pretende, igualmente, assumir-se como um reforço do relacionamento económico, cultural e social dos povos de ambas as margens que, com vontade e determinação, levaram à constituição das Eurocidades Monção-Salvaterra e Valença-Tui 

Um dos aspetos mais relevantes do projeto é a criação da Rota Fluvial do Rio Minho. Apresentada em meados de dezembro, no cais de embarque de Salvaterra de Miño, a embarcação entrará em funcionamento a breve prazo, proporcionando passeios fluviais relaxantes e inspiradores a residentes e visitantes.

O percurso pelo troço internacional do rio Minho compreende passeios de barco gratuitos, bem como a realização de rotas curtas e largas, que incluem visitas aos municípios de Monção, Salvaterra, Valença e Tui, dando-se a conhecer o diversificado património natural, cultural e etnográfico das localidades raianas.

Para as rotas, é necessário fazer reserva com o operador turístico, através do website www.hemisferios.org. Para os passeios de barco gratuitos, com duração aproximada de uma hora e meia, não é necessário fazer reserva, sendo o embarque feito por ordem de chegada.