“A eleição do quarto deputado do PSD no Alto Minho é mais real agora do que no início da campanha”

0
216

A lista do PSD pelo círculo eleitoral de Viana do Castelo mostrou-se convicta na vitória no próximo domingo e, neste último dia de campanha, passou ao ataque directo ao seu principal adversário do PS. O cabeça de lista do PSD disse que a campanha do PS no distrito “iludiu os alto-minhotos com factos poucos concretos”, “foi amorfa” e “remetida a quatro paredes”. Nessa medida, Jorge Mendes afirma que “a eleição do quarto deputado do PSD é mais real agora que no início da campanha”.

“Vimos entrevistas de Brandão Rodrigues a perguntar qual a promessa que ele não tinha cumprido, quando todos sabemos que dos 600 mil computadores prometidos milhares ainda não chegaram aos alunos. Ouvimo-lo, puxando louros ao seu Ministério sobre o investimento nas escolas do distrito, quando nós desmontámos essa ideia clarificando que o Governo não investiu 32 milhões, mas apenas 7,5% disso e quando Passos Coelho se tinha comprometido a 15%”, atirou Jorge Mendes, em comunicado. Citando declarações do candidato do PS pelo distrito, Jorge Mendes disse que “quem chorou seriamente foram as populações raianas que viram os seus negócios caírem a pique tendo o Governo reagido muito, mas muito tarde”, depois do encerramento das fronteiras por causa da pandemia. E considerou que Tiago Brandão Rodrigues apresentou uma “profissão de fé” quando disse que “não há condições para exploração de lítio na Serra d’Arga, pois do Governo não há qualquer garantia”. O candidato explorou ainda a polémica interna do PS no distrito com a questão da “lista fraquinha” apresentada em 2019 e do episódio do ovo que o presidente da Federação Socialista do Alto Minho exibiu no recente comício do PS no Teatro Sá de Miranda. “Vimos de tudo na campanha amorfa do PS. Uma campanha que fica marcada, ainda, pelo ovo de Caminha, do presidente da Federação do PS, o que é ground-zero da política e que foi alvo de chacota nacional não prestigiando de forma alguma a região”, disse ainda Jorge Mendes. 

No balanço da sua própria campanha, o candidato social-democrata garantiu que foi bem diferente. “A nossa campanha foi pela positiva e falando verdade aos altominhotos. Apresentamos as nossas propostas para combater a desertificação da região, para os apoios sociais, para o ensino superior e para a saúde em que defendemos que se deve combater a suborçamentação do IPVC e da ULSAM, e na qual que defendemos, também, a conclusão da rede viária no distrito cujos projetos foram ignorados por este Governo. Apresentamos também as propostas do partido para mudar o país dando-lhe perspetiva de futuro e não só pensando no dia seguinte”, salientou Jorge Mendes.